Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Crítico à venda da Eletrobras, ministro silencia sobre privatização de estatal por aliado

Alexandre Silveira não se opôs a leilão da Copel por Ratinho Jr. no Paraná

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Embora tenha criticado em entrevista coletiva a privatização da Eletrobras, o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) silenciou durante a venda da Copel, concretizada nesta segunda-feira (14) pelo governo do Paraná.

A venda da Companhia Paranaense de Energia foi comemorada como um trunfo pelo governador Ratinho Jr, que é do PSD, mesmo partido do ministro.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em entrevista sobre apagões no sistema elétrico - Pedro Ladeira/Folhapress

O leilão na B3, em São Paulo, foi prestigiado inclusive pelo presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, que é secretário de Governo de São Paulo.

"O ministro não se manifestou, o que é lamentável. É um silêncio cúmplice. Nos sentimos sozinhos nesse processo", diz o deputado federal Tadeu Veneri (PT-PR), que presidiu uma CPI sobre a Copel na Assembleia paranaense há 20 anos.

O PT vai buscar judicializar a venda da Copel, argumentando que ela gera prejuízos para o estado de cerca de R$ 6 bilhões na outorga.

Ele diz que as vendas da companhia paranaense e da Eletrobras, embora processos diferentes, assemelham-se no fato de diluírem a participação do poder de decisão estatal.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.