Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu desmatamento

Narrativa da oposição sobre desmatamento domina Twitter e Telegram, mostra estudo

Argumento é que resultados negativos do governo Lula comprovariam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria sido injustiçado por críticos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os números negativos de desmatamento na Amazônia e no cerrado registrados no primeiro trimestre do ano foram usados pela oposição, principalmente no Twitter e no Telegram, para reforçar a narrativa de que o governo de Jair Bolsonaro (PL) foi injustiçado por críticos, mostra estudo da FGV Comunicação Rio.

Árvores queimadas em área desmatada no município de Lábrea, no interior do Amazonas
Árvores queimadas em área desmatada no município de Lábrea, no interior do Amazonas - Lalo de Almeida/Folhapress

O levantamento analisou publicações em Twitter, Facebook e Telegram entre 1º de janeiro e 13 de julho. Os maiores picos sobre o tema desmatamento na Amazônia foram registrados em fevereiro e abril. Segundo o estudo, no geral as notícias negativas "foram mobilizadas para combater a ideia de que o governo Bolsonaro teria sido trágico em relação ao meio ambiente e que Lula estaria comprometido com a agenda ambiental."

Outro assunto que também foi usado por bolsonaristas contra o governo foi a guarda irregular da capivara Filó, apreendida por agentes do Ibama em abril. O levantamento identificou que a oposição argumentava que a atenção dada ao caso buscava esconder falhas do governo Lula. Já ambientalistas rebateram e disseram que os ataques seriam uma resposta às operações de combate ao desmatamento.

No Telegram, mensagens de apoiadores de Jair Bolsonaro e críticos a Lula se sobressaem. O estudo indica que parte das mensagens questiona o discurso de que o atual presidente seria comprometido com a pauta ambiental, enquanto outras destacam as ações do governo Bolsonaro em suposta defesa do meio ambiente

Quando assunto passa para o debate sobre União Europeia e desmatamento, os encontros entre Lula e autoridades do bloco para debater iniciativas contra o desmate e parcerias com o Mercosul tiveram destaque no Twitter e no Facebook, indica o levantamento. Nessa última rede social, o impacto foi majoritariamente positivo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.