Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Com receio do Congresso, governo freia envio de projetos sociais

Houve cautela na regulamentação de artigo da Constituição sobre expropriação de terras e temas de segurança pública

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O temor de que o Congresso desfigure propostas de caráter social ou de segurança pública levou alas do governo a frearem o encaminhamento de textos ao Parlamento.

Segundo relatos de áreas técnicas de ministérios, houve cautela, por exemplo, com o envio de regulamentação de artigos da Constituição que tratam da expropriação de terra e também com a remessa de propostas envolvendo melhorias no sistema carcerário.

Praça dos Três Poderes e Congresso Nacional, em Brasília
Praça dos Três Poderes e Congresso Nacional, em Brasília - Pedro Ladeira/Folhapress

O primeiro caso diz respeito ao artigo 243 da Constituição, que determina que propriedades rurais e urbanas em que houver registro de exploração de trabalho escravo sejam expropriadas e destinadas à reforma agrária e a programas de habitação popular, sem indenização ao proprietário.

Segundo assessores do Ministério do Trabalho, já chegaram à pasta alguns projetos para regulamentar o artigo, mas sem que houvesse avanço, justamente pelo temor de que o resultado final favorecesse ruralistas, cuja bancada na Câmara é forte.

Em outras frentes, projetos envolvendo melhoras no sistema carcerário também não foram adiante pelo mesmo motivo —a Comissão de Segurança Pública da Câmara, pela qual passariam os textos, é formada majoritariamente por policiais e militares.

Alguns textos, como o que prevê igualdade salarial entre funcionários que tiverem mesmo cargo e função e bolsa atleta para gestantes, sofreram alterações, mas nada que prejudicasse o mérito, segundo interlocutores do Ministério das Mulheres.

Outras pastas, como a de Povos Indígenas, tiveram um trabalho reativo no primeiro semestre, para conter pautas como a determinação de um marco temporal para demarcação de terras indígenas. Por isso, esses ministérios não conseguiram encaminhar projetos de interesse.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.