Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu aborto

Rosa Weber cogita voto virtual sobre aborto antes de se aposentar

Ministra pode recorrer a esta possibilidade caso Supremo não tenha tempo de discutir o tema antes de ela deixar a corte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Brasília

A ministra Rosa Weber (Supremo Tribunal Federal) pode antecipar no plenário virtual seus votos sobre a descriminalização do aborto nas 12 primeiras semanas de gestação e violações a direitos humanos em prisões, caso a corte não consiga concluir ou mesmo iniciar a discussão dos temas antes de ela se aposentar, em setembro

Ministra Rosa Weber pode depositar seu voto sobre aborto no plenário virtual antes de se aposentar
Ministra Rosa Weber pode depositar seu voto sobre aborto no plenário virtual antes de se aposentar - Carlos Moura/SCO/STF

Rosa, que preside o STF, é relatora da ação que pede à corte para excluir os abortos voluntários feitos nas primeiras 12 semanas de gestação da incidência de dois artigos do Código Penal — o que criminaliza a mulher que abortar e quem provocar o aborto, incluindo profissionais de saúde.

A ministra tem a intenção de pautar a ação antes de se aposentar, mas esbarra no calendário apertado: sua última sessão como titular da corte deve ocorrer em 28 de setembro. Antes disso, no entanto, o STF precisa se debruçar sobre temas delicados, como a discussão sobre uso de um marco temporal para demarcação de terras indígenas e as violações a direitos humanos em prisões.

A interlocutores, ela cita a importância de uma mulher votar sobre a descriminalização do aborto, em um plenário hoje composto por duas mulheres e nove homens e diante da indefinição sobre o gênero de seu substituto na corte.

Em 2022, o STF decidiu que os votos de ministros que se aposentarem depositados em plenário virtual continuarão valendo, mesmo se houver pedido de destaque.

Desta forma, o voto dela seguiria válido, mesmo após sua aposentadoria. A ministra estuda fazer o mesmo no julgamento referente a violações a direitos humanos em prisões e eventualmente ao marco temporal, que será retomado nesta quarta-feira (30).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.