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Descrição de chapéu indígenas

Deputada pede a ministérios ações para ampliar acesso de indígenas a universidades

Juliana Cardoso (PT-SP) cita iniciativas adotadas por algumas instituições, como vestibulares indígenas

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Brasília

A deputada Juliana Cardoso (PT-SP) enviou ao MEC (Ministério da Educação) e ao Ministério dos Povos Indígenas um requerimento sugerindo que façam estudos para a implementação de ações que ampliem o acesso de indígenas a universidades federais e instituições de ensino técnico de nível médio.

Alunos ticunas durante aula de Agroecologia da Universidade Estadual do Amazonas, em Tabatinga, em foto de 2016
Alunos ticunas durante aula de Agroecologia da Universidade Estadual do Amazonas, em Tabatinga, em foto de 2016 - Lalo de Almeida/ Folhapress

A parlamentar lembra que, por causa da lei de cotas e de outras políticas de estímulo, os indígenas representam 0,5% das matrículas de graduação, segundo o Censo da Educação Superior de 2021 —o grupo responde por 0,83% do total de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico de 2022.

Ela cita como exemplos iniciativas de instituições para incentivar o ingresso dessa população, como vestibulares indígenas. Na UnB, processo seletivo do tipo é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a Fundação Universidade de Brasília e a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).

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