Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ministro Silvio Almeida se reúne com familiares de líder quilombola assassinada na Bahia

Imagem de Mãe Bernadete será projetada na fachada do Ministério dos Direitos Humanos nesta segunda-feira (18)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos) se reuniu nesta sexta-feira (15) com familiares de Mãe Bernadete, líder quilombola assassinada a tiros em 17 de agosto em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador.

Coordenadora nacional da Conaq (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos), Mãe Bernadete liderava o Quilombo Pitanga dos Palmares e recebia ameaças havia seis anos, segundo seu filho Jurandir Wellington Pacífico.

Ministro Silvio Almeida se reúne com familiares de Mãe Bernadete, líder quilombola morta na Bahia
Ministro Silvio Almeida se reúne com familiares de Mãe Bernadete, líder quilombola morta na Bahia - Divulgação

Jurandir e dois netos de Mãe Bernadete estiveram com o ministro nesta sexta-feira, acompanhados de representantes da Conaq. Na reunião, eles abordaram a violação aos direitos humanos que acontecem nas comunidade quilombolas no Brasil.

Os participantes também acertaram a construção de um documento com pontos estratégicos para que as comunidades possam avançar na regularização dos territórios quilombolas e nas políticas de trabalho e renda.

O ministério contratou uma consultoria especializada para aprimorar o programa de proteção aos defensores de direitos humanos para quilombolas e indígenas.

A ideia é fazer a análise de risco dos quilombos ameaçados e direcionar medidas eficiente para proteção dessas comunidades. "Nós temos que pensar numa questão de fundo, que são os conflitos fundiários", disse o ministro, defendendo diálogo permanente com as autoridades.

Na segunda-feira (18), a pasta de Silvio Almeida fará uma homenagem à líder quilombola assassinada e projetará a imagem de Mãe Bernadete na fachada do ministério.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.