Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu aborto

Nunes aprovou moção contra ação que descriminaliza aborto no STF

Prefeito de SP diz que mantém posição que apresentou em 2018 como vereador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quando ainda era vereador, em 2018, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), aprovou uma moção de repúdio à ADPF 442 (arguição de descumprimento de preceito fundamental), que propõe a descriminalização do aborto nas 12 primeiras semanas de gestação.

Apresentada pelo PSOL em 2017, a ação começou a ser julgada na semana passada no STF (Supremo Tribunal Federal) e recebeu voto favorável da ministra Rosa Weber.

Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, durante entrevista à Folha
Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, durante entrevista à Folha - Marlene Bergamo-15.set.2023/Folhapress

Nunes diz ao Painel que mantém a mesma posição que apresentou na Câmara Municipal de São Paulo. Em agosto de 2018, ele apresentou na moção total repúdio à ADPF e pediu sua desaprovação pelo STF. Ele solicitou que cópias do documento fossem enviadas aos ministros da corte.

No documento, ele pede aos ministros que "defendam o direito fundamental à vida, desde a concepção, garantindo o direito do nascituro."

"Toda pessoa tem o direito de que se respeite sua vida. Esse direito deve ser protegido pela lei e, em geral, desde o momento da concepção. Ninguém pode ser privado da vida arbitrariamente", diz a moção, citando a Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica) de 1969.

Relatora da ADPF, Rosa Weber argumentou, em seu voto, que a fórmula restritiva sobre aborto que vigora hoje no Brasil não considera "a igual proteção dos direitos fundamentais das mulheres, dando prevalência absoluta à tutela da vida em potencial (feto)".

"Desse modo, entendo que a criminalização da conduta de interromper voluntariamente a gestação, sem restrição, não passa no teste da subregra da necessidade, por atingir de forma o núcleo dos direitos das
mulheres à liberdade, à autodeterminação, à intimidade, à liberdade reprodutiva e à sua dignidade", escreveu a ministra.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.