Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Fies Enem

BNDES faz estudo sobre PPP para construção de escolas estaduais em SP

Projeto inclui construção de 33 novas escolas de ensino médio e ensino fundamental para ampliar oferta de vagas em tempo integral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) elabora estudo técnico para uma PPP (parceria público-privada) para construção e operação de 33 escolas estaduais de ensino médio e fundamental em São Paulo. A ideia é ampliar a oferta de vagas em tempo integral.

Governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) encomendou estudo sobre PPP para construção de escolas
Governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) encomendou estudo sobre PPP para construção de escolas - Fernando Nascimento/Governo do Estado de SP

O projeto foi iniciado em agosto de 2021, ainda no governo João Doria (PSDB), mas só saiu do papel na atual gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), quando foi qualificado dentro do PPI (Programa de Parceria de Investimentos) do Estado de São Paulo.

O planejamento é fazer uma consulta pública até o final do mês, para que o edital para a PPP seja publicado em março de 2024. Os custos do estudo, estimados em até R$ 8,4 milhões, ficariam a cargo da empresa vencedora da licitação.

As 33 escolas atenderiam a 35.100 alunos, na primeira PPP da área educacional da gestão Tarcísio. A empresa vencedora teria a concessão administrativa, enquanto a parte pedagógica continuaria a cargo do governo.

O estudo é liderado pelo BNDES em parceria com um consórcio de consultores composto por FGV (Fundação Getulio Vargas), Faccio Arquitetura S/S, e Dal Pozzo Advogados.

A desestatização tem sido uma marca da gestão Tarcísio, que pretende privatizar empresas como a Sabesp e fazer PPPs em áreas como Fundação Casa, como mostrou o Painel.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.