Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Sabesp

Governo de SP considera desnecessário aval formal de municípios para venda da Sabesp

Gestão Tarcísio diz, no entanto, estar empenhada em conquistar apoio de prefeitos para privatização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) considera desnecessária a aprovação formal pelos municípios de novos contratos com a Sabesp para que a privatização da empresa seja efetivada.

Estação de tratamento de esgoto da Sabesp em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo - Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress

"Juridicamente não é necessário, embora a gente saiba que diversas cidades vão querer aprovar uma lei municipal em suas Câmaras", diz a secretária estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Natália Resende, responsável por tocar a privatização na gestão Tarcísio.

O entendimento é diverso do que defendem outros atores políticos. Na capital, por exemplo, há uma avaliação de que é preciso consolidar a venda da empresa no ano que vem, uma vez que uma possível vitória de Guilherme Boulos (PSOL) poderia descarrilar a privatização. Uma eventual gestão do psolista não aceitaria aprovar um novo contrato com a empresa.

Resende afirmou que o governo de São Paulo está se empenhando em conversar com os 370 municípios do estados cujas cidades são abastecidas pela Sabesp.

Na última sexta-feira (29), um ofício para cada prefeito afetado foi enviado com um resumo do projeto e compromissos básicos. Os principais são antecipar a meta de universalização do sistema de água e esgoto em quatro anos, para 2029, com inclusão de mais 1 milhão de domicílios à rede de saneamento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.