Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Itamaraty

Diplomata que discutiu com Jean Wyllys na ONU assume construtora

Maria Nazareth Farani de Azevêdo havia sido nomeada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2021 para o consulado do Brasil em Nova York

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A diplomata Maria Nazareth Farani Azevêdo, que comandou o consulado brasileiro em Nova York até janeiro deste ano, assumiu o posto de CEO da empresa Atrium, que atua no setor imobiliário em Nova York, Nova Jersey, Connecticut e Flórida.

Lelé, como é conhecida, fez o anúncio em uma rede social. No texto, ela afirma que, ao longo de sua carreira, teve o privilégio de atuar duas vezes como embaixadora junto à ONU e outras organizações internacionais, onde diz ter adquirido habilidades valiosas em diplomacia e relações humanas.

A diplomata foi indicada a cônsul do Brasil em Nova York em janeiro de 2021 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Maria Nazareth Farani Azevêdo em foto de 2022
Maria Nazareth Farani Azevêdo em foto de 2022 - Jefferson Rudy/Agência Senado

Cerca de dois anos antes, bateu boca com o ex-deputado federal Jean Wyllys durante um debate sobre autoritarismo e direitos humanos na sede europeia da ONU. Na ocasião, Wyllys disse que teve que renunciar a seu mandato e deixar o Brasil por ter recebido ameaças de morte, em situação que se agravou na campanha eleitoral de 2018, vencida por Bolsonaro.

Farani Azevêdo, que assistia da plateia, pediu a palavra e disse, em inglês, que Bolsonaro "não fugiu do Brasil nem mesmo depois de uma tentativa real de tirar a vida dele". "Mas essa é a era das fake news, que foram mencionadas aqui, e cabe a nós esclarecê-las", acrescentou.

A diplomata disse ainda que "parlamentares que abandonaram seus eleitores para viajar o mundo disseminando fake news não têm credenciais para falar pela democracia, muito menos pelo povo brasileiro". Em determinado momento, ela disse ainda que a presença do ex-deputado federal envergonhava o Brasil.

Farani Azevêdo foi chefe de gabinete do então chanceler Celso Amorim de 2005 a 2008. Ela chegou a ser cogitada como chanceler no governo Dilma (2011-2016), antes de se aproximar do bolsonarismo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.