Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu América Latina Itamaraty

Ex-vice colombiano pede cuidado com o Brasil e critica Lula

Francisco Santos, que exerceu a função de 2002 a 2010, disse em artigo que Ocidente não pode confiar no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-vice-presidente da Colômbia Francisco Santos pediu "cuidado com o Brasil" em artigo publicado nesta quarta-feira (2) em um portal argentino.

Francisco Santos (à esquerda) com o ex-presidente Alvaro Uribe, de quem foi vice, na eleição de 2002 - Luis Acosta/AFP

Número dois no regime do direitista Álvaro Uribe entre 2002 e 2010, ele fez pesadas críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a seu assessor internacional, Celso Amorim, por estarem supostamente minando a democracia brasileira.

"O Brasil nunca se sentiu parte do continente", escreveu ele no portal Infobae, atribuindo esse comportamento às diferenças culturais e linguísticas e ao tamanho da economia brasileiras.

Segundo Santos, o Brasil tem uma atitude de "desrespeito" com relação aos países da região, que teria sido intensificada por Lula e Amorim.

"A chancelaria mais importante do continente, o Itamaraty, hoje joga um papel menor, quase que apenas burocrático", escreve.

Santos diz que o Ocidente "não pode confiar" no Brasil, citando um suposto apoio à Rússia. Também menciona o fato de que o país "pouco a pouco deteriora alguns elementos chaves da democracia liberal, como a liberdade de imprensa".

Ele cita a suposta perseguição a veículos e jornalistas bolsonaristas, com a rádio Jovem Pan, o comentarista Augusto Nunes e o influenciador Allan dos Santos. Também menciona derrotas da Lava Jato e a cassação do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR).

"A Europa tem que entender que a deterioração democrática que o populismo provoca e que também infectou a Colômbia tem agora como paciente o Brasil", afirma.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.