Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu carro elétrico

Governo Tarcísio quer isentar de IPVA veículos elétricos e híbridos

Governador enviará nesta sexta-feira à Alesp projeto de lei que dá isenção do imposto a ônibus, caminhões e carros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo Tarcísio de Freitas enviará à Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) nesta sexta-feira (20) um projeto de lei que isenta ônibus, caminhões ou veículos elétricos e híbridos do pagamento de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

O texto diz que ônibus ou caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio ou gás natural, inclusive biometano, ficarão isentos de pagar o imposto de 1º de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2028.

Governador Tarcísio de Freitas quer isentar de IPVA veículos elétricos e híbridos
Governador Tarcísio de Freitas quer isentar de IPVA veículos elétricos e híbridos - Fernando Nascimento/Governo do Estado de São Paulo

Já veículos automotores movidos exclusivamente a hidrogênio ou híbridos com motor elétrico e com motor a combustão que utilize etanol e custe até R$ 250 mil terão isenção de IPVA de 1º de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2025.

Depois disso, o governo propõe um escalonamento de alíquotas do imposto, começando em 1% em 2026 e chegando em 4% a partir de 2029. Se aprovada, a lei entraria em vigor em 1º de janeiro de 2024.

Segundo o Executivo, o objetivo é "contribuir para a melhoria do meio ambiente, bem como estimular os investimentos na produção de veículos movidos a energia limpa e renovável".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.