Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Suplicy sugere a Lula grupo de trabalho com 104 pessoas sobre renda básica

Lista inclui André Lara Resende, Ciro Gomes e padre Júlio Lancellotti

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP) enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus ministros em que sugere a criação de um grupo de trabalho a respeito da renda básica universal, pauta histórica do parlamentar.

No texto, Suplicy cita os exemplos de Alasca (EUA), Macau (China) e Maricá (RJ) como bem-sucedidos na implementação de programas do tipo.

Eduardo Suplicy (PT), deputado estadual, durante caminhada na Bela Vista, centro de São Paulo
Eduardo Suplicy (PT), deputado estadual, durante caminhada na Bela Vista, centro de São Paulo - Karime Xavier-16.fev.2023/Folhapress

"Cada residente no Alasca há um ano ou mais passou a receber um dividendo anual que variou de cerca de US$ 300 no início dos anos 1980 para US$ 3.284 em 2022. O Alasca passou do mais desigual dos 50 estados norte-americanos para hoje ser um dos dois estados mais igualitários, e constitui suicídio político para qualquer liderança propor o fim do sistema", afirma o deputado.

"Quando tivermos a renda básica universal eliminaremos qualquer burocracia em se ter que saber qual a renda de cada pessoa, assim como qualquer sentimento de vergonha sobre precisar dizer o quanto ganha", completa.

Suplicy enviou também uma lista de 104 nomes que poderiam compor o grupo de trabalho, entre eles André Lara Resende, Bernard Appy, Ciro Gomes (PDT-CE), Edmar Bacha, Frei Betto, padre Júlio Lancellotti, Luiza Erundina (PSOL-SP), Marilena Chauí, Pérsio Arida, Roberto Mangabeira Unger, Sidarta Ribeiro e Washington Quaquá (PT-RJ).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.