Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Deputados aliados avisam Tarcísio que vão barrar aumento do ICMS

Parlamentares dizem que não há clima na Assembleia para a proposta e que são contra aumento de impostos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Deputados aliados de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) na Assembleia têm alertado o governador e secretários para que não enviem o projeto que propõe aumento do ICMS no estado, pois não há clima para aprovação. Parlamentares bolsonaristas dizem abertamente que votarão contra a proposta.

Os estados do Sudeste e do Sul, com exceção de Santa Catarina, divulgaram carta na qual afirmam ser necessário elevar o ICMS para garantir uma arrecadação maior após a entrada em vigor da Reforma Tributária. A participação de cada estado na arrecadação do novo tributo que será colocado no lugar do ICMS, o IBS, vai depender da receita média do ICMS no período 2024-2028.

Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) durante cerimônia de posse no Palácio dos Bandeirantes
Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) durante cerimônia de posse no Palácio dos Bandeirantes - Zanone Fraissat-1º.jan.2023/Folhapress

Os parlamentares dizem que o momento é ruim para enviar o projeto porque a Casa discute outro tema delicado, a privatização da Sabesp. Além disso, afirmam que empresários têm sofrido perdas com os apagões e não é o momento de tratar de aumento de impostos.

Por outro lado, o governo tem urgência na aprovação da medida, para que o aumento entre em vigor a tempo de afetar para cima a média do ICMS em 2024.

"Somos totalmente contrários. Eu nem mandaria um projeto nesse sentido. Foi um cavalo de batalha nosso contra o PSDB. A gente não vê como positivo para a sociedade. A gente não prometeu para a população que aumentaria impostos, muito pelo contrário", diz o deputado estadual bolsonarista Gil Diniz (PL).

O posicionamento deve marcar a estreia de um bloco bolsonarista na Alesp, inicialmente composto por Diniz, Lucas Bove, Major Mecca (PL-SP) e Tenente Coimbra (PL-SP). A expectativa é chegar a 12 deputados, que prometem agir com independência com relação a Tarcísio

"Nossa intenção é trabalhar em defesa das nossas bandeiras, bem como no combate a agendas conhecidamente defendidas pela esquerda como aumento de impostos, por exemplo", diz Bove.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.