Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu vale do javari CNJ

Juiz suspeito de corrupção por liberar madeira ilegal arquivou processo contra 'Rei do Ouro'

Antonio Campelo deu sentença a favor de Dirceu Frederico Sobrinho, preso por comercializar minério ilegal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O juiz federal que emitiu a sentença pelo arquivamento de uma investigação por comercialização de ouro ilegal contra Dirceu Frederico Sobrinho foi aposentado compulsoriamente pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em junho por suspeita de corrupção.

Antônio Carlos Almeida Campelo era membro do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) e teve que deixar o cargo após o conselho identificar uma série de decisões do magistrado que feriam o Código de Ética, inclusive a liberação de madeira de origem ilegal apreendida pela Polícia Federal.

Homem falando em frente a um quadro
Dirceu Frederico Sobrinho teve ouro apreendido pela Polícia Federal - Reprodução

Dirceu Frederico Sobrinho, conhecido como "Rei do Ouro", já foi alvo de uma série de operações da PF e de ações do MPF (Ministério Público Federal).

Segundo a procuradoria, a FD Gold, empresa de Sobrinho, e outras companhias dele movimentaram 4.300 kg de ouro ilegal entre 2019 e 2020. Ele já teve prisão preventiva decretada, em outro processo, no final de 2022.

O arquivamento das investigações contra Sobrinho foi referendado pelo TRF-1. O MPF entrou com um embargo de declaração contra a decisão pelo fato de o juiz federal ter sido aposentado compulsoriamente.

Segundo procurador regional do Pará, José Robalinho Cavalcanti, a decisão incorre em omissão. Ele pede que "seja revertida a sentença concessiva em habeas corpus, permitindo-se a continuidade das investigações".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.