Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Brasil indica ex-senadora para cargo em organização da Amazônia

Nomeação de Vanessa Grazziotin para OTCA quebra sequência de nomes técnicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Brasil optou por um nome da política para representá-lo a partir de 2024 na OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica), entidade que reúne oito países da região. O país voltar a ter uma indicação do tipo após três diretores técnicos.

A ex-senadora Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) assumirá em 1º de fevereiro o cargo de diretora-executiva da entidade, depois de ter sido eleita para um mandato de três anos em reunião realizada em 23 de novembro.

Grazziotin substituirá o diplomata Carlos Lazary, que ocupa o cargo desde 2019 e já foi embaixador do Brasil no Peru e no Equador.

Ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) assumirá diretoria executiva da OTCA em fevereiro
Ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) assumirá diretoria executiva da OTCA em fevereiro - Pedro França/Agência Senado

Antes dela, o último político a ser indicado pelo Brasil foi o ex-deputado federal Marcos Afonso (PT-AC), que atuou como diretor administrativo entre 2004 e 2007.

Fundada em 1995, a OTCA é formada por Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. A entidade atua com programas e atividades ligados ao meio ambiente, questão indígena, saúde, ciência e tecnologia, entre outros.

A organização possui uma Secretaria-Geral, que é auxiliada por dois diretores, executivo e administrativo. Em agosto, o Brasil sediou uma cúpula da OCTA em Belém (PA).

A ex-senadora é farmacêutica e foi deputada federal por três mandatos. Foi uma crítica do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016. Em discurso, afirmou que o julgamento era um "erro crasso" e que cobraria um "preço amargo".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.