Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Sabesp

Comissão Arns pede soltura de manifestantes presos em protesto contra venda da Sabesp

Segundo o órgão de direitos humanos, detenção de dois homens é desproporcional e eles poderiam responder em liberdade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Comissão Arns, de defesa dos direitos humanos, divulgou nota em que pede a soltura de dois manifestantes presos pela Polícia Militar durante protesto contra a privatização da Sabesp na última quarta-feira (6).

0
PM reprime manifestação contra a venda da Sabesp na Assembleia Legislativa de SP - Ronny Santos/Folhapress

Hendryll Luiz Rodrigues de Brito Silva e Lucas Borges Carvente, ligados ao partido de esquerda Unidade Popular, participaram de manifestação contra a venda da estatal na Assembleia Legislativa.

Após tentarem derrubar a estrutura que separa as galerias do plenário, os manifestantes foram reprimidos pela PM, que usou cassetetes e spray de pimenta.

"A Comissão Arns vem a público manifestar solidariedade aos manifestantes agredidos e detidos por agentes da PM do Estado de São Paulo, posteriormente acusados de resistência e lesão corporal e mantidos presos pelo Judiciário paulista", diz a nota.

A entidade diz ainda que a prisão é desproporcional e injustificada, tendo em vista que os dois manifestantes poderiam responder em liberdade, "uma vez que se trata de um crime de pequeno potencial ofensivo".

"A Comissão Arns manifesta sua preocupação com a política penal em curso considerando a desproporcional medida de manutenção da prisão de Hendryll e Lucas, manifestantes que sofreram agressões no conflito com agentes da Polícia Militar", declarou.

Presidente da Unidade Popular, Leonardo Péricles diz que as prisões configuram perseguição política, pois, segundo ele, o partido foi um dos que mais se mobilizaram para protestar contra a privatização, e são um "atentado à liberdade de expressão e de opinião".

Ele também afirma que os advogados estão elaborando pedido de habeas corpus e que o partido e seus aliados estão organizando atos pela liberação de Hendryll e Lucas, com o apoio de parlamentares de esquerda e organizações da sociedade civil.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.