Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Todas

Deputadas federais estão mais mobilizadas do que colegas homens, diz levantamento

Segundo índice do Legisla Brasil, deputadas do PL fiscalizaram mais do que as do PT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Deputadas federais estão mais mobilizadas do que seus colegas homens no primeiro ano de mandato, mostra levantamento feito pela organização Legisla Brasil.

.
Reunião da bancada feminina da Câmara - Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

Em uma escala de 0 a 10, as mulheres tiveram nota média de 4,6, contra 4 dos homens, de acordo com o Índice Legisla, produzido pela entidade.

O índice considera indicadores como projetos de autoria com status especial (que correm com tempo de tramitação acelerado), cargos ocupados na legislatura e número de requerimentos de audiência pública.

De acordo com os dados, as deputadas federais do PL fiscalizaram, produziram e mobilizaram mais do que as parlamentares do PT.

Em produção legislativa, as deputadas do PL tiveram nota média de 3,9 e as do PT registraram 3,5. Já em mobilização, a nota foi de 5 e 4, respectivamente.

Na análise de fiscalização, as parlamentares da oposição obtiveram 1,4 e as da base, 0,9. No alinhamento partidário, a maior nota é das congressistas da base, com 9,6. Já as deputadas federais do PL tiveram nota 6,6 neste quesito.

O Índice Legisla, que está no seu segundo ano, é uma ferramenta de avaliação de deputados federais. Foi projetado para comparar o grau de produtividade e performance de cada parlamentar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.