Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu mudança climática COP28

Deputado do AM leva denúncia à ONU sobre qualidade do ar na Amazônia

Amom Mandel diz que há 'contínua e sistemática violação dos direitos' resultado de 'omissões generalizadas do Estado brasileiro'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) apresentou denúncia a autoridades da ONU sobre a qualidade do ar na Amazônia.

O governo do Amazonas declarou, em setembro, situação de emergência ambiental em municípios do sul do estado e na região metropolitana de Manaus após altos registros de queimadas na região.

O parlamentar tratou do assunto durante evento da COP28, a conferência de mudanças climáticas da ONU, em Dubai, nesta semana.

Audiência Pública - Problemas e soluções no transporte aéreo de passageiros. Dep. Amom Mandel (CIDADANIA - AM)
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) durante audiência pública na Câmara dos Deputados - Renato Araújo - 25.out.23/Câmara dos Deputados

No documento, Mandel diz que há uma "contínua e sistemática violação dos direitos ao ar limpo, à vida, saúde, bem-estar e ao meio ambiente saudável e sustentável sofrida pela população da Amazônia" como "resultado de omissões generalizadas do Estado brasileiro".

"Essas omissões causam grandes preocupações ambientais e podem resultar em danos irreversíveis para a Amazônia e para a saúde coletiva", diz o documento.

Na denúncia, o deputado pede que as autoridades exijam do governo federal e dos governos dos estados do Amazonas e do Pará, além da Prefeitura de Manaus que eles adotem "urgentemente" medidas para "fazer cessar e prevenir violações futuras dos direitos universais apresentados e que, eventualmente, reparem o dano causado à saúde coletiva e ao meio ambiente".

Entre as sugestões, ele recomenda que o governo federal solicite formalmente ajuda da comunidade internacional para combater os incêndios florestais na Amazônia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.