Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Advogado é excluído do Prerrogativas após acusação de machismo contra Gleisi

Benedito Antonio Dias da Silva disse que posições da presidente do PT são sempre as mesmas do namorado, Lindbergh Farias; ele disse que apenas externou fatos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O advogado Benedito Antonio Dias da Silva foi excluído do grupo jurídico Prerrogativas nesta quarta-feira (3) após ter sido acusado de fazer comentários machistas sobre a relação da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, com seu namorado, o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ).

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o deputado Lindbergh Farias, seu namorado - Pedro Ladeira/Folhapress

Conhecido como Benê, ele se manifestou no WhatsApp do grupo quando se referia a uma entrevista do ministro Fernando Haddad (Fazenda) ao jornal O Globo.

Na entrevista, o ministro reclamou da atitude do PT sobre a gestão econômica, o que gerou respostas de Gleisi e de Lindbergh.

Ao criticar Gleisi e mencionar que suas opiniões sempre coincidiam com as do namorado, o advogado gerou reação de mulheres do grupo. Ele chegou a dizer que Lindbergh era o "presidente de fato" do PT.

Houve troca de farpas, que culminaram na saída de Silva do grupo.

Ex-integrante da direção da OAB paulista e ex-membro do conselho de direitos humanos da entidade nacional, o advogado também presidiu a seção local em Tatuí (SP), cidade em que advoga há mais de cinco décadas.

Ao Painel, ele negou machismo. "Eu disse apenas que eles estão sempre afinados. Gleisi e Lindbergh são um casal monolítico, o que ela acha ele acha também. Esse é um fato", afirmou.

"Mas hoje vivemos um clima em que os temas de feminismo e machismo criam mal-estar em qualquer discussão", afirmou. Silva diz que, com a reação interna no grupo, concordou que o melhor seria sair.

Coordenador do Prerrogativas, o advogado Marco Aurélio Carvalho afirmou que a exclusão do advogado foi uma decisão compatível com os princípios do grupo.

"Foi um episódio isolado, mas entendemos que era necessária uma decisão imediata, que fortalece nosso compromisso com uma sociedade mais justa e de igualdade entre os gêneros", afirmou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.