Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Após Brasil apoiar ação anti-Israel, sobreviventes do Holocausto lançam vídeo contra antissemitismo

Campanha foi antecipada por causa da decisão do governo Lula de apoiar denúncia contra Estado judeu por genocídio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dez sobreviventes do Holocausto que encontraram no Brasil um novo lar na década de 1940 participam de campanha lançada nesta quinta-feira (11) pelo combate ao antissemitismo no país.

No vídeo de 2 minutos, os judeus das mais variadas nacionalidades, de alemães a romenos, cantam trecho do hino do Brasil em uma tentativa de apelar à manutenção da tradição brasileira de acolher todos os povos. O título da campanha é "Obrigada, Brasil".

O idealizador do material, Marcio Pitliuk, curador do Memorial do Holocausto, diz que a campanha é motivada pelo comportamento do governo Lula (PT) em relação à guerra Israel-Hamas, criticado por inúmeras organizações judaicas que atuam no país.

Pesou no timing da divulgação, claro, a decisão brasileira de apoiar a denúncia de genocídio contra Israel apresentada pela África do Sul à Corte de Haia, uma das mais importantes instâncias da justiça internacional. O posicionamento foi anunciado nesta quarta (10) após reunião do petista com o embaixador palestino Ibrahim Alzeben.

Inicialmente o material seria tornado público no próximo dia 27, considerado o Dia Mundial da Memória das Vítimas do Holocausto. A data é uma referência a 27 de janeiro de 1945, quando tropas soviéticas libertaram o campo de concentração de Auschwitz, o mais conhecido centro de extermínio em massa de judeus pelo regime nazista.

A campanha conta com apoio da Conib, a Confederação Israelita do Brasil, da Fisesp, a Federação Israelita de São Paulo, e da StandWithUs-Brasil, entidade voltada para o combate ao extremismo e ao antissemitismo por meio da educação.

"Desde que iniciou-se a guerra, o governo brasileiro tomou um dos lados do conflito: não reconhece o Hamas como grupo terrorista, mas acusa Israel de genocídio", diz o organizador Pitliuk.

"Isso contraria toda a tradição brasileira de evitar todos os tipos de preconceito. Prova disso é que os sobreviventes do Holocausto foram recebidos no Brasil de braços abertos independentemente de sua religião. A campanha tem como objetivo fazer um apelo para que a praga do antissemitismo não se instale no Brasil."

O governo Lula tem afirmado de forma reiterada que condenada os ataques do Hamas no 7 de outubro, classificados como terroristas, mas que Israel adota uma resposta desproporcional ao atacar Gaza.

Números levantados pela Conib e pela Fisesp apontam que, desde o início do conflito no Oriente Médio, as denúncias de antissemitismo no Brasil aumentaram dez vezes. Em outubro de 2022, teriam sido 44. Já em outubro passado, primeiro mês da guerra, a cifra alcançou 467.

"No Brasil, mensagens de ódio propagadas por meio das mídias sociais, sob o argumento de que se tratam de posições antissionistas, tem sido acompanhadas de reproduções de discursos antissemitas", afirma Marcos Knobel, presidente da Federação Israelita.

"Há uma perigosa correlação com a polarização política que vem crescendo ao longo dos últimos anos no país."

Colaborou Mayara Paixão

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.