Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Todas Itamaraty

Substituta de Marta é filiada ao PDT, que apoia Boulos, e foi suplente de Aldo para o Senado

Embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo assumiu pasta das Relações Internacionais interinamente, mas pode ser mantida no cargo; partido apoia Boulos e desautoriza decisão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília e São Paulo

A embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo, que está exercendo o cargo de secretária de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo após a demissão de Marta Suplicy, disputou a eleição de 2022 para o Senado como suplente do ex-deputado federal Aldo Rebelo.

Ela é filiada ao PDT, partido que, na terça (9), anunciou apoio à candidatura de Guilherme Boulos (PSOL). A diplomata assumiu o cargo de forma interina, mas pode ser mantida à frente da pasta.

A embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo
A embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo - Reprodução

Em nota, o presidente do diretório municipal do PDT, Antonio Neto, diz que o partido desautoriza que qualquer filiado assuma cargo na gestão Ricardo Nunes (MDB).

"Se algum filiado decidir pela participação [na gestão Nunes], será convidado a se desfiliar ou tomaremos as ações internas cabíveis, uma vez que o partido já tem um posicionamento público em relação à disputa pela Prefeitura de São Paulo neste ano com o apoio ao deputado federal Guilherme Boulos", afirma.

A embaixadora é formada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (Universidade de São Paulo) e tem pós-graduação em Relações Internacionais pela Sociedad de Estudios Internacionales de Madri.

Ela tem grande experiência internacional. Trabalhou como diplomata em Madri (Espanha), Maputo (Moçambique), Lisboa (Portugal) e Quito (Equador). Foi ainda cônsul-geral em Lagos (Nigéria) e embaixadora do Brasil na Costa do Marfim e Malásia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.