Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Bancada evangélica dá sobrevida à CPI que mira padre Júlio na Câmara de SP

Vereadores pedem a Rubinho Nunes que interrompa, no momento, vinculação da investigação ao pároco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Integrantes da bancada evangélica na Câmara Municipal de São Paulo mantêm o apoio que deram à criação da CPI das ONGs, proposta pelo vereador Rubinho Nunes (União Brasil), e têm garantido sobrevida à iniciativa diante da pressão contrária feita por políticos, instituições e artistas.

Os membros da bancada, que possui 17 dos 55 vereadores, têm sugerido a Rubinho que evite vinculação pública da iniciativa ao padre Júlio Lancellotti —pelo menos enquanto a pressão pública está forte. A proposta de CPI, protocolada em dezembro, não menciona o pároco, mas seu autor o coloca como principal alvo em publicações nas redes sociais.

Em textos mais recentes, ele já afirma que não está perseguido o religioso e que as ONGs que atuam no centro de São Paulo são o foco da investigação.

Padre Júlio Lancellotti durante estreia do filme "O que nos espera", de Bruno Xavier e Chico Bahia
Padre Júlio Lancellotti durante estreia do filme "O que nos espera", de Bruno Xavier e Chico Bahia - Marlene Bergamo-14.ago.2023/Folhapress

Lideranças da bancada evangélica como Rute Costa (PSDB), Atílio Francisco (Republicanos), Sansão Pereira (Republicanos) e Isac Félix (PL) assinaram o pedido de criação da CPI e não retiraram apoio, diferentemente de outros sete colegas que publicaram notas em suas redes sociais.

A proposta agora deve ser avaliada pelos líderes que compõem o Colégio de Líderes, o que está previsto para a primeira semana de fevereiro, quando a Câmara volta do recesso de fim de ano.

No Colégio, a aposta é de que o apoio dos evangélicos e a participação de Milton Leite (União Brasil), presidente da Casa, que tem articulado pela instalação da CPI, garantam o avanço da proposta. Depois, ela precisará ser aprovada em plenário.

Nesta etapa, serão necessárias duas votações: uma para aprovar a criação de uma nova CPI e a segunda para criar e instalar a CPI das ONGs. Ambas necessitarão de 28 votos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.