Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Presidente da Câmara de SP entrega vídeo que supostamente mostra padre Júlio a Arquidiocese e MP

Material enviado por Milton Leite foi obtido pelo vereador Rubinho Nunes, autor de pedido de CPI que teria o religioso como alvo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite (União Brasil), enviou nesta segunda-feira (22) para a Arquidiocese de São Paulo e o Ministério Público estadual um vídeo que supostamente mostraria o padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo da Rua.

O material foi obtido pelo vereador Rubinho Nunes (União Brasil), autor de um pedido de CPI para investigar ONGs que atuam na cracolândia e teria o religioso como um dos alvos.

O vídeo, sem autenticidade comprovada, retrata um homem se masturbando.

Milton Leite (União Brasil), presidente da Câmara Municipal de São Paulo, durante entrevista à Folha
Milton Leite (União Brasil), presidente da Câmara Municipal de São Paulo, durante entrevista à Folha - Danilo Verpa-7.mar.2018/Folhapress

O Painel mostrou que o cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano, mandou ofício para Leite em 16 de janeiro solicitando o envio das "denúncias de extrema gravidade" que o vereador disse ter recebido a respeito do padre em entrevista à coluna Mônica Bergamo.

No começo do mês, a Arquidiocese disse acompanhar "com perplexidade" a possível abertura da investigação contra o sacerdote na Câmara Municipal.

Luiz Eduardo Greenhalgh, advogado do pároco, afirma que o vídeo é uma montagem e que fica aliviado com o fato de que tenha sido enviado ao Ministério Público, a instância adequada para tratar da questão sem interferência política, diferentemente da CPI e do Legislativo paulistano.

O material entregue por Leite também incluiu um parecer do vídeo feito por um perito e encomendado pelo vereador.

Em nota, a Arquidiocese "confirma ter recebido na tarde desta segunda-feira, 22 de janeiro, o ofício do Vereador Milton Leite, desta mesma data, acompanhado do material protocolado pelo Gabinete do Vereador Rubinho Nunes na Câmara de Vereadores de São Paulo."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.