Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PT rebate Elói Pietá e diz que ex-deputado critica regra que já o beneficiou

Ex-prefeito deixou a sigla e afirmou que PT tem menos democracia interna do que Partido Republicano dos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O diretório municipal de Guarulhos do PT rebateu as críticas do ex-deputado Elói Pietá, que anunciou sua desfiliação e disse que o partido tem menos democracia interna que o Partido Republicano dos Estados Unidos.

Fundador do PT, ele considerou injusto que a sigla tenha barrado seu desejo de disputar a Prefeitura de Guarulhos neste ano, cidade que ele comandou de 2001 a 2008. Dois terços dos membros do diretório municipal apoiaram o deputado federal Alencar Santana. Por isso, o partido entendeu que não precisaria realizar prévias.

O ex-deputado e ex-prefeito Eloi Pietá, que deixou o PT
O ex-deputado e ex-prefeito Eloi Pietá, que deixou o PT - Adriano Vizoni-18.nov.2020/Folhapress

Em nota, o diretório municipal afirmou nesta quinta-feira (25) que as críticas de Pietá não se sustentam, pois o PT de Guarulhos já deixou de realizar prévias para decidir seu candidato para a prefeitura da cidade em 2016 e 2020, quando o ex-deputado teria sido beneficiado pela decisão.

"Reafirmamos que a escolha de Alencar Santana se deu conforme as regras da resolução e do estatuto, homologada pelas instâncias estadual e nacional, assim como em 2016 e 2020", disse o partido, em nota.

Pelo PT, Pietá foi vereador, deputado estadual e federal, além de prefeito. Na legenda, foi secretário-geral, segundo cargo em importância nacional, e vice-presidente da Fundação Perseu Abramo, braço de estudos do partido. Também sempre foi uma das principais referências na área de direitos humanos da legenda.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.