Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ex-senador Ney Suassuna tenta vaga na Academia Brasileira de Letras pela segunda vez

Primo de Ariano Suassuna tem articulado para ocupar cadeira que era de Alberto da Costa e Silva

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ex-senador Ney Suassuna (Republicanos-PB), 82, tem trabalhado nos bastidores para reforçar sua candidatura à vaga na Academia Brasileira de Letras aberta pela morte de Alberto da Costa e Silva, em novembro do ano passado.

Ex-ministro do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), ele tenta acompanhar caminho percorrido pelo primo Ariano Suassuna (1927-2014), que assumiu posto entre os imortais da Casa de Machado de Assis em 1990.

Ex-senador Ney Suassuna com bandeiras da Paraíba e do Brasil em seu gabinete no Senado em 2010
Ex-senador Ney Suassuna com bandeiras da Paraíba e do Brasil em seu gabinete no Senado em 2010 - Geraldo Magela-30.nov.2010/Folhapress

Esta é a segunda vez que Ney Suassuna disputa o espaço. Em outubro, ele acompanhou a escolha de seu então concorrente, Ailton Krenak, para a cadeira anteriormente ocupada pelo historiador José Murilo de Carvalho (1939-2023).

De outubro para cá, Ney Suassuna lançou 12 livros. Ao todo, ele acumula mais de 40 títulos, que vão da poesia e da prosa às ciências sociais.

Os concorrentes do ex-parlamentar serão o diplomata Edgard Telles Ribeiro, a historiadora Lilia Schwarcz, a escritora Chirles Oliveira Santos e o escritor Antônio Hélio da Silva. A eleição está marcada para 7 de março.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.