Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

MBL fará documento propondo medidas de Bukele para o Brasil

Movimento enviou três integrantes para acompanhar reeleição do presidente de El Salvador; ações incluem redução da maioridade para 16 anos e aumento no tempo de prisão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O MBL (Movimento Brasil Livre) fará um documento defendendo a implantação no Brasil de políticas contra o crime adotadas pelo presidente de El Salvador, Nayib Bukele.

Apoiadores do presidente reeleito de El Salvador, Nayib Bukele, festejam sua vitória - José Luis Gonzalez/Reuters

O movimento mandou três integrantes, Renato Battista, Orlando Lima e Gabriel Costenaro, para acompanhar a reeleição de Bukele como presidente do país centro-americano, neste domingo (4).

Entre os pontos listados estão: redução da maioridade penal para 16 anos, punição para jovens que cometerem crimes hediondos ou reincidirem em delitos graves, trabalho para presos, criminalização da apologia a símbolos do crime organizado, isolamento de prisões com bloqueadores de sinal, construção de um centro de confinamento do terrorismo e aumento no tempo máximo de prisão.

Bukele reduziu drasticamente os índices de criminalidade no país, mas ativistas apontam abusos nos direitos humanos com a prisão de inocentes.

O modelo salvadorenho vem sendo exaltado pela direita brasileira. O MBL pretende mencionar o combate à insegurança como bandeira principal de campanhas de integrantes do grupo na eleição municipal deste ano.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.