Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Opositor na eleição de confederação de municípios fala em dar mais voz ao interior

Julvan Lacerda sinaliza ainda que quer mudar o estatuto para limitar os mandatos dos cargos de diretoria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cabeça da chapa de oposição na disputa ao comando da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Julvan Lacerda (MDB), ex-prefeito de Moema (MG), defende dar mais espaço na entidade para as demandas do interior e também mudar o estatuto para limitar os mandatos dos cargos de diretoria.

A proposta, segundo ele, seria para "dar uma oxigenada" na confederação. O atual presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, ocupou o posto de 1997 a 2000, depois de 2001 a 2018 e reassumiu em 2021. Ambos disputam o comando da entidade, em eleição que ocorre nesta sexta-feira (1º).

Prefeitos durante marcha da CNM em Brasília em 2022
Prefeitos durante marcha da CNM em Brasília em 2022 - Pedro Ladeira/Folhapress

Aliado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Lacerda diz que quer dar continuidade ao que "de bom está sendo feito" e levar "sangue novo" à entidade. "A CNM é a voz dos prefeitos e prefeitas. Para poder falar em nome dos municípios, ela tem que ouvir prefeitos e prefeitas, e hoje a gente não vê isso acontecer, não se ouve as demandas do interior do país", diz.

"Outro ponto: nós temos que abrir a CNM para rotatividade de pessoas no comando dela", diz. Para isso, o ex-prefeito de Moema sugere atualizar o estatuto. "Temos que limitar a no máximo dois mandatos para diretoria, de cargo na diretoria. A pessoa fez um bom trabalho, pode ficar mais um, mas depois dar espaço para outro vir fazer o trabalho", explica.

Na avaliação de Lacerda, só poderiam comandar a entidade prefeitos que tenham ocupado o cargo há, no máximo, dois mandatos.

O Painel tentou contato com os responsáveis pela campanha de Ziulkosk, mas não teve sucesso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.