Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Partido Novo decide usar recursos do fundo eleitoral no pleito municipal

Partido, que recusava recebimento de verbas públicas, estabeleceu critérios para distribuição baseados em 'meritocracia'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Partido Novo aprovou nesta quinta-feira (22) a utilização do fundo eleitoral no pleito municipal de outubro, uma guinada para a legenda, que sempre recusou o recebimento de recursos públicos.

Apresentação NOVO - Deltan Dallagnol
Encontro nacional do Novo no ano passado em SP - Reprodução/app.frame.io

Ao mesmo tempo, o diretório nacional do partido estabeleceu alguns critérios para a utilização dos recursos. O primeiro é a distribuição proporcional aos estados com base no número de cidades, tamanho das chapas de candidatos e quantidade de eleitores.

Além disso, candidatos e diretórios que conseguirem mais doações privadas terão uma espécie de bônus do fundo, num modelo inspirado em eleições em alguns estados nos EUA.

Também haverá uma parcela extra para detentores de mandatos e líderes do partido que atraírem o maior número de contribuições financeiras.

"Diferente do outros partidos, colocamos critérios objetivos e claros para usar o fundo, em que um dos pontos vai ser o da meritocracia. Isso tira a discricionariedade do diretório nacional de alocar recursos onde bem entender", diz o presidente da legenda, Eduardo Ribeiro.

O presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro
O presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro - Divulgação-1º.fev.2024

No ano passado, o Novo decidiu aceitar os recursos oriundos do fundo partidário, mas naquele caso, apenas os rendimentos em aplicações financeiras, e não o dinheiro em si.

O partido ainda não sabe qual fatia terá do fundo eleitoral aprovado pelo Congresso, de R$ 4,9 bilhões.

Um dos principais argumentos usados pelo partido para o uso do recurso é ter condições de disputar eleições em igualdade de condições com outras legendas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.