Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Servidores de 11 agências fazem ato em frente ao Ministério da Gestão para pedir reestruturação

Sindicato que organiza manifestação diz que as agências reguladoras enfrentam problemas graves, como a falta de infraestrutura, orçamento e mão de obra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Servidores de 11 agências reguladoras realizam nesta quinta-feira (29) uma manifestação em frente ao Ministério da Gestão para pressionar o governo sobre a necessidade de reestruturação dos órgãos, em ato que ocorre pouco antes de uma mesa de regulação que acontecerá no mesmo local.

O protesto é organizado pelo Sinagências (Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação) e está marcado para começar 14h —a mesa sobre regulação deve ter início 15h.

Manifestação do sindicato de servidores de agências em defesa da Anvisa em janeiro de 2024
Manifestação do sindicato de servidores de agências em defesa da Anvisa em janeiro de 2024 - Bancillon Comunicação

Devem participar servidores de Anvisa (vigilância sanitária), Anac (aviação civil), ANM (mineração), ANS (saúde suplementar), Anatel (telecomunicações), ANTT (transportes terrestres), ANA (água), Ancine (cinema), Aneel (energia elétrica), ANP (Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e Antaq (transportes aquaviários).

Presidente do Sinagências, Fabio Rosa diz que as agências reguladoras enfrentam problemas graves, como a falta de infraestrutura, orçamento e mão de obra.

"Os últimos anos foram muito desafiadores para a atividade regulatória brasileira, e hoje enfrentamos o risco real de colapso em agências estratégicas para o país, como a Anvisa, que está com uma grave defasagem no setor de Portos, Aeroportos e Fronteiras, e que perdeu mais de mil vagas nos últimos 20 anos", disse.

Eles também vão reivindicar a abertura de novas vagas de concurso, reajuste salarial e valorização dos servidores.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.