Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu LGBTQIA+

CGU reverte demissão de professora trans por instituto no CE

Docente, que vê transfobia, havia sido desligada por falta de assiduidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A CGU (Controladoria-Geral da União) anulou o processo administrativo disciplinar que resultou na demissão de Êmy Virgínia Oliveira da Costa pelo Instituto Federal do Ceará e determinou que a docente seja reincorporada pela instituição de ensino. Ela também deverá receber remuneração retroativa e corrigida.

CGU determinou que professora Êmy Virgínia Oliveira da Costa seja readmitida pelo Instituto Federal do Ceará
CGU determinou que professora Êmy Virgínia Oliveira da Costa seja readmitida pelo Instituto Federal do Ceará - Arquivo Pessoal

O instituto havia demitido Êmy por falta de assiduidade. A justificativa é que a professora se ausentou, injustificadamente, de suas atividades por mais de 60 dias intercalados no período de 12 meses sem amparo legal.

A professora afirma que se afastou para fazer doutorado no Uruguai, que a instituição foi avisada e que nunca deixou de cumprir sua carga horária. Ela diz ainda que foi demitida por transfobia velada.

Na decisão, a CGU afirmou ver equívoco no enquadramento da conduta da professora e disse que, "com base nos elementos de prova acostados aos autos, não restou demonstrada a ocorrência do ilícito".

"Portanto, a princípio, revela-se inadequada a penalidade de demissão aplicada à docente", indica a decisão.

Segundo a análise do órgão, a falta de um controle efetivo sobre as atividades docentes pelo instituto permite afastar a materialidade da infração funcional. "A Conjur (consultoria jurídica) percorreu novamente a comprovação dos dias de ausência e entendeu pela inexistência de comprovação". O processo administrativo foi, então, arquivado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.