Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Frentes parlamentares publicam manifesto contra interferência na Vale

No texto, entidades afirmam que a recente saída de José Luciano Duarte Penido evidencia 'preocupante caso' de intervenção política na administração privada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Quatro frentes parlamentares lançaram nesta quarta-feira (20) um manifesto a favor da independência da Vale e contra o que chamam de "aparelhamento e a interferência governamental na gestão da iniciativa privada", uma semana após um conselheiro renunciar alegando "nefasta influência política" na empresa.

Área de extração de minério da Vale em Tapira (MG)
Área de extração de minério da Vale em Tapira (MG) - Ricardo Borges/Folhapress

O documento é assinado pelas frentes do Empreendedorismo, do Biodiesel, da Mineração Sustentável e pelo Livre Mercado. No texto, as entidades afirmam que a recente saída de José Luciano Duarte Penido evidencia "um preocupante caso de interferência política na administração privada, bem como no processo sucessório do CEO da referida empresa."

As frentes ressaltam que essa intervenção "não atende aos melhores interesses da empresa, tampouco aos interesses nacionais, visto que acarreta impactos negativos na nossa economia e ameaça os princípios fundamentais da eficiência operacional e da competitividade do Brasil."

No texto, elas afirmam que a interferência é "um sério retrocesso" e economicamente prejudicial para o Brasil, "minando a confiança dos investidores e comprometendo a eficiência da empresa".

"Tal ingerência compromete o princípio da autonomia privada, afugenta investimentos e prejudica a imagem do Brasil diante do atual contexto de instabilidade global", escrevem.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.