Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu transporte público

Deputado quer estender a motoristas de apps vantagens de taxistas

Emenda de Kim Kataguiri (União-SP) permite que trabalhador de aplicativo possa trafegar em corredores de ônibus e faixas exclusivas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O deputado Kim Kataguiri (União-SP), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, apresentou emenda ao projeto de lei enviado pelo governo para regulamentar o trabalho de motoristas de aplicativos para estender a eles as mesmas vantagens que têm taxistas.

Pela proposta do Executivo, os trabalhadores de apps terão direito a INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), remuneração mínima, limitação da jornada de trabalho e possibilidade de associação sindical, entre outros pontos.

Presidente Lula (PT) e ministros Luiz Marinho e Carlos Lupi no anúncio do projeto que regulamenta trabalho de apps
Presidente Lula (PT) e ministros Luiz Marinho e Carlos Lupi no anúncio do projeto que regulamenta trabalho de apps - Pedro Ladeira/Folhapress

A emenda de Kataguiri, se aprovada ou incluída no projeto, vai possibilitar ao motorista de app trafegar nos corredores de ônibus e outras faixas exclusivas, como os taxistas.

Também prevê isenção tributária na aquisição e propriedade de veículo sempre que a legislação tributária federal conceder aos taxistas o benefício, além da dispensa da obrigação de rodízio de veículos.

Na justificativa da emenda, o deputado afirma que os avanços tecnológicos provocaram mudanças no transporte de passageiros.

"Para melhorar as condições de trabalho dos motoristas de aplicativos e entregadores de alimentos, bem como atingir a satisfação do usuário, é imperioso igualar as vantagens que são asseguradas aos taxistas, como a possibilidade de trafegar em faixas exclusivas e dispensa de rodízio de veículos", afirma.

Kataguiri diz ainda que o tratamento tributário desigual entre os taxistas e trabalhadores de apps prejudica a competitividade dos serviços de transporte.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.