Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu petrobras

Governo recorre do afastamento do presidente do conselho da Petrobras

Ação contra Pietro Mendes foi proposta pelo deputado estadual Leonardo Siqueira (Novo)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A União recorreu da decisão judicial que afastou o presidente do conselho de administração da Petrobras, Pietro Mendes, sob argumento de que não há conflito de interesse do cargo com o de secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis no Ministério de Minas e Energia.

Pietro Mendes, presidente do conselho de administração da Petrobras e secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do MME
Pietro Mendes, presidente do conselho de administração da Petrobras e secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do MME - Roque de Sá/Agência Senado

Segundo o deputado estadual Leonardo Siqueira (Novo-SP), há ilegalidade na manutenção de Mendes como conselheiro da Petrobras por não ter sido elaborada lista tríplice, não ter sido utilizada empresa especializada (headhunter) para seleção e por haver conflito de interesses com a União ou com a própria estatal.

No recurso, a União cita lei de 2016 que trata das indicações ao conselho de administração para argumentar que o dispositivo sobre conflito de interesse deve ser interpretado da forma mais restritiva possível "sob pena de inviabilizar as indicações por parte dos acionistas, considerando em especial a amplitude de situações que possam vir a configurar conflito de interesse de modo direto e/ou reflexivo."

Afirma ainda que só haveria conflito entre interesses públicos e privados e não entre situações que decorram de desdobramento de duas funções públicas. "No ponto, não se pode olvidar que o interesse perseguido pela Petrobras contempla viés público", indica o texto.

"Considerando que a atuação da Petrobras contempla a tutela de interesses públicos e a função ocupada pelo indicado, qual seja, secretário da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis junto ao Ministério de Minas e Energia é igualmente de ordem pública resta, portanto, afastada a incidência do conflito de interesse na forma disciplinada pela lei nº 12.813, de 2013."

O recurso também rebate o questionamento sobre a ausência de lista tríplice. Segundo o documento, a contratação de uma empresa especializada para atingir o número mínimo de conselheiros independentes se dá apenas quando esse percentual não for atingido.

O documento diz que a indicação da União para preencher o mínimo de 40% de independentes sobre o total de conselheiros é "dever circunstancial, aplicável quando couber à União atingir ou manter tal percentual somente."

"Em outras palavras, embora o conselheiro Pietro Adamo Sampaio Mendes seja um conselheiro independente por atender cabalmente todos os requisitos do artigo 22 § 1º da Lei das Estatais sua indicação não decorreu de empresa de lista tríplice em razão de o percentual mínimo ter sido atingido com indicações de outros conselheiros."

No recurso, a União argumenta que o afastamento traz prejuízo à administração pública por afrontar a legislação do país quanto direitos da União, como acionista controladora, e por violar os princípios da legalidade, "na medida em que todas as restrições legais foram observadas no processo de indicação e nomeação", razoabilidade e proporcionalidade.

Pietro Mendes foi indicado ao cargo pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Ele deve ser reconduzido como presidente do conselho da companhia na assembleia de acionistas, em 25 de abril.

A ação contra o presidente do conselho da Petrobras foi proposta por Siqueira, que em outubro pediu a suspensão da assembleia de acionistas da estatal em razão de indicações que considera políticas.

O deputado já havia obtido sucesso em ação para suspender o mandato de Sérgio Machado Rezende, por "suposta inobservância de requisitos do estatuto social da companhia na indicação", ao não cumprir quarentena após deixar cargo de dirigente sindical. Rezende, porém, não é candidato à recondução.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.