Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Rio

Estado do Rio adota definição de entidade internacional sobre antissemitismo

Protocolo da Aliança Internacional para a Recordação do Holocausto será formalizado na sexta (3)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Estado do Rio de Janeiro decidiu aderir à definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Recordação do Holocausto (IHRA, na sigla em inglês).

Bandeira do Estado de Israel - BBC

A formalização da adesão ocorrerá nesta sexta (3) em cerimônia no Palácio Guanabara, sede do governo estadual.

O acordo foi articulado pela Conib (Confederação Israelita do Brasil), pela Fierj (Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro) e pelo advogado Daniel Bialski.

A definição da IHRA afirma que "o antissemitismo é uma determinada percepção dos judeus, que se pode exprimir como ódio".

Ainda de acordo com a definição da Aliança, "manifestações retóricas e físicas de antissemitismo são orientadas contra indivíduos judeus e não judeus e/ou contra os seus bens, instituições comunitárias e instalações religiosas".

O presidente da Conib, Cláudio Lottenberg, diz que "a intolerância não é algo que afeta só judeus, mas a sociedade como um todo". "Fico sensibilizado pela atitude do governador Claudio Castro", afirma.

A adesão à definição já havia sido formalizada pela cidade do Rio de Janeiro em 2023.

"Agora, temos o gesto do governador que vem ampliar a todo o Estado esse entendimento. Isso é fundamental, pois há, de um lado, o esclarecimento que pode dar mais consciência e evitar que as pessoas errem nisso, e há, de outro lado, mais amparo para as autoridades policiais, Ministério Público, juízes fazerem o seu trabalho ao analisar momentos que podem, ou não, configurar crime de racismo", disse o presidente da Fierj, Alberto David Klein.

A definição da IHRA foi aprovada pela Câmara dos Deputados dos EUA nesta quarta-feira (1º). Ela é criticada por grupos de defesa dos direitos civis, como a União Americana pelas Liberdades Civis, por potencialmente cercear críticas a Israel, equiparando-as a antissemitismo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.