Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu São Paulo Brasília

Ministério da Cultura quer convencer estados opositores a aceitar recursos federais

Alinhados à direita, governos de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal recusaram verba para construção dos CEUs da Cultura, centros culturais em áreas periféricas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério da Cultura vai procurar os governos de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal para tentar convencê-los a aceitar recursos para construção de equipamentos culturais.

As três unidades têm governadores alinhados à direita e recusaram a verba federal para os chamados CEUs da Cultura, centros culturais em áreas periféricas.

Governo federal quer convencer governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) a aceitar verbas para construção de CEUs da Cultura
Governo federal quer convencer governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) a aceitar verbas para construção de CEUs da Cultura - Miguel Schincariol/AFP

Segundo a pasta, muitos municípios desses estados demonstraram interesse em participar do processo seletivo para receber os recursos, mas não conseguem porque o aval dos governos é necessário. "O programa é um grande avanço para a política de acesso a bens e serviços culturais do MinC", diz a subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais, Cecília Gomes de Sá.

Em dezembro, o deputado estadual Emidio de Souza (PT) questionou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) por ter recusado verbas do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para a construção de 54 CEUs da Cultura no estado. Na época, o governo argumentou que a verba não seria suficiente para a construção dos prédio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.