Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Eleições 2024

Juiz aposentado é aposta de Kassab em cidade da Grande SP

Magistrado, que presidiu Fundação Casa, busca ser terceira via em Mauá

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O PSD de Gilberto Kassab vai apostar num juiz aposentado para a disputa municipal de Mauá, na Grande São Paulo.

O pré-candidato a prefeito de Mauá pelo PSD, Juiz João
O pré-candidato a prefeito de Mauá pelo PSD, Juiz João - Divulgação

João Veríssimo, que exerceu a magistratura em Minas Gerais e São Paulo e se aposentou em 2015, se apresenta como "terceira via" na cidade de 418 mil habitantes.

Busca uma alternativa entre o prefeito Marcelo Oliveira (PT), que busca a reeleição, e o ex-prefeito Átila Jacomussi (União Brasil), que tenta voltar ao cargo.

Juiz João, como se apresenta, já foi candidato em 2020 como azarão e terminou em terceiro lugar. Agora, desponta como um nome mais competitivo, com a bandeira de romper a polarização.

Para isso, conta com promessa de estrutura de campanha de Kassab, até porque compõe a Executiva Nacional do PSD. "Kassab tem me apresentado como uma prioridade nacional para o partido", afirma.

Ele também sonha com o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), uma vez que integrou a gestão estadual até o mês passado, como presidente da Fundação Casa, antiga Febem. "Seria uma honra", diz.

Embora tenha laços familiares com o PT –sua mãe foi vereadora pelo partido no município e o irmão é o deputado estadual petista Rômulo Fernandes–, ele busca uma campanha de centro.

A cidade, segundo ele, tem problemas sérios de moradia, saúde e educação. Também sofre com invasão de terrenos e loteamentos irregulares em áreas de preservação.

Como magistrado, Veríssimo também encampa a bandeira do combate à corrupção, numa cidade em que 22 dos 23 vereadores e o próprio Jacomussi foram acusados de participar de um esquema de pagamento de propinas em 2018.

O ex-prefeito, que nega as acusações, chegou a ser afastado do cargo e foi preso, mas conseguiu voltar após decisão judicial.

O juiz diz que é preciso reconstruir a cidade. "Mauá ficou muito tempo abandonada, era apenas a última parada na linha do trem", diz.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.