Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Governo de MT lança programa para 'eliminar distorções sobre o agro' nas escolas

'Escola Amiga do Agro' pretende aproximar alunos do setor e prevê parcerias com empresas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mauro Mendes (União Brasil), governador de Mato Grosso, instituiu o programa "Escola Amiga do Agro", que tem como objetivo aproximar os alunos da rede pública e o agronegócio do estado.

Segundo a lei que criou o programa, publicada no Diário Oficial do estado nesta quinta-feira (13), ele contará com atividades pedagógicas destinadas aos alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas.

Retrato de Mauro Mendes, um homem branco com cabelos grisalhos e curtos; ele veste terno preto e camisa branca; Mauro sorri
Mauro Mendes, governador de Mato Grosso (União Brasil) - Divulgação

Entre seus objetivos, o Escola Amiga do Agro pretende compartilhar informações sobre a produção agropecuária do Mato Grosso e sua "importância para geração de empregos, renda e produção de alimentos e matérias-primas" e preparar estudantes para torná-los "cidadãos compromissados com a segurança alimentar, a defesa agropecuária e a sustentabilidade".

O programa também se propõe a "eliminar distorções sobre as funções socioeconômicas da agropecuária" e "difundir o papel estratégico da agropecuária na construção do desenvolvimento social e econômico do estado".

A gestão Mauro Mendes ainda prevê a realização de convênios ou parcerias com empresas públicas ou privadas na implementação do programa.

O programa tem origem em projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Claudio Ferreira (PL) que foi aprovado no Legislativo do Mato Grosso.

Mendes é próximo das lideranças do agronegócio, das quais frequentemente sai em defesa. Durante a tramitação da reforma tributária, articulou para que o agronegócio não fosse prejudicado.

Ele também tem relação tensa com movimentos de luta pela terra no estado. Sua gestão lançou, por exemplo, a Patrulha Rural, com a diretriz de "tolerância zero" contra ocupações de terras.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.