Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu STF

Deputado quer aproveitar revelações sobre Moraes para tirar do papel CPI do Abuso

Pedido foi protocolado por Marcel Van Hattem e se encontra parado esperando decisão da presidência da Câmara

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) quer aproveitar as revelações feitas pela Folha sobre as práticas do ministro Alexandre de Moraes (STF) nas investigações contra bolsonaristas para finalmente conseguir tirar do papel a CPI do Abuso de Autoridade.

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) - Najara Araújo/Câmara dos Deputados

A investigação, proposta por ele, já obteve o número mínimo de assinaturas necessárias, mas está parada há meses, precisando apenas da decisão de instalação pela Câmara.

"Falei com o presidente [da Câmara], Arthur Lira, e disse a ele que esse é o argumento final para criar a CPI. E é a maneira mais rápida de fácil de investigar esse e outros casos de abuso por parte do ministro Alexandre", disse o parlamentar.

Segundo Van Hattem, as revelações também dão fôlego a outras iniciativas no Congresso direcionadas ao ministro e a decisões dele.

No Senado, há um pedido de impeachment contra Moraes. Também tramitam projetos para anistiar os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023 e para tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro novamente elegível.

"Vai ficar comprovado que houve perseguição política em tudo que o ministro Alexandre fez", afirma o parlamentar.

Segundo ele, o fato de um dos autores da reportagem ser o jornalista americano Glenn Greenwald, que revelou o caso Vaza Jato, fortalece a argumentação. "Ninguém pode acusar o Glenn de ser bolsonarista", afirma o deputado.

Na mesma linha, a deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) diz que Moraes "já vem extrapolando seus limites legais constitucionais faz tempo".

"São coisas muito graves reveladas hoje pela Folha. E que não podem ser tratadas como mais uma página que não se viu nesse país. Porque a gente está tratando do Supremo Tribunal Federal. De quem deveria ser o guardião da Constituição", afirma.

A deputada diz que as revelações reforçam os argumentos em favor do impeachment de Moraes. "É uma vergonha para a democracia ver um cara que era para ser o guardião da Constituição burlar e usar tudo o que pode para perseguir com quem ele cisma."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.