Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

São Paulo corta 6 horas de funcionamento de aeroportos no interior

Executivos do setor aéreo avaliam que medida atrapalha expansão de voos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O superintendente do Daesp (departamento aeroviário de SP), Antônio Claret, resolveu reduzir de 24 horas para 18 horas o funcionamento de aeroportos no interior, sob a justificativa de custos de custos. Faltou combinar com as companhias aéreas, que não gostaram. Em fevereiro, elas se comprometeram com o governo João Doria a elevar em 490 o número de voos semanais em troca da redução no ICMS do querosene de aviação. Com aeroporto fechado não dá para voar.

Contra o tempo O corte de horas começa a valer a partir de 1º de maio. Entre os aeroportos impactados estão Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e outros que podem receber voos regulares.

Aviação regional Das 490 partidas semanais prometidas para que o ICMS do combustível caísse de 25% para 12%, as companhias já apresentaram 195 até agora. A promessa é fomentar a aviação regional.  

Malha Executivos das aéreas avaliam que deveriam ter sido consultados pelo Daesp para adequar o corte de horas ao funcionamento da malha aérea. Elas calculam que 30 mil passageiros por mês podem ser impactados, lembrando que parte das passagens já foi vendida.

 Pensando no futuro Segundo o Daesp, a medida "só formaliza o período normal de funcionamento, das 6h à meia-noite, mesmo horário de Congonhas" —na verdade, Congonhas, que é administrado pela Infraero, empresa da qual Claret foi presidente, funciona só até as 23h. A ideia é focar períodos de mais movimento, e a iniciativa é parte dos esforços para otimizar a gestão visando futura desestatização, diz o Daesp. 

Debate Procurada, a Abear (associação das empresas aéreas) diz que prefere não se manifestar porque está debatendo o tema com o Daesp. 

Bombeiro A Latam anunciou na sexta (12) o cancelamento de voos em Bauru até terça (16) devido a uma alteração no serviço de combate a incêndio no aeroporto, outra medida do Daesp, que diz seguir regulamentação da Anac.

Tijolo... A associação de investidores Abradin apoiará um dos temas da pauta da assembleia da Gafisa nesta segunda (15). Além de escolher o conselho de administração, acionistas votam pela contratação de banco ou consultoria para elaborar novo plano estratégico.

...com tijolo “Consideramos importante contratar uma consultoria, tendo em vista o desmantelamento da estrutura administrativa da empresa nas últimas gestões”, diz Aurélio Valporto, presidente da Abradin. 

Decolagem A Embraer anuncia nesta segunda (15) a certificação do jato E195-E2 por três reguladores. É o maior avião comercial que ela já produziu.

No ar Além da brasileira Anac, também chancelam a americana FAA (Federal Aviation Administration) e a Easa (Agência Europeia para a Segurança da Aviação). A primeira companhia aérea a operar o jato será a Azul.

Foto do jato E195-E2, o maior avião comercial já produzido pela Embraer, voando
Jato E195-E2, o maior avião comercial já produzido pela Embraer - Divulgação

Na fila O IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo) estima que pelo menos R$ 450 bilhões serão investidos na exploração e produção de petróleo nos próximos três anos. O valor se refere a projetos já aprovados no setor de óleo e gás.

Exposição O dado é parte do material que será apresentado pela entidade ao ministro de Minas e Energia e aos presidentes das casas do Congresso na próxima terça-feira (16), para defender medidas que podem impulsionar o setor.


Prosa

“Gostando ou não, é o nosso governo. Assim como outros que foram eleitos e tiveram chance de governar, ele tem que ter oportunidade. Por enquanto, criticar não ajuda. Tem que torcer para dar certo
Paulo Camargo
presidente da divisão brasileira do McDonald’s

com Igor Utsumi e Paula Soprana 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.