Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Com saída da Azul, associação do setor ficará livre para se manifestar

Companhia rompia consenso em temas como abertura ao capital estrangeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A decisão da Azul de sair da Abear, associação setorial que reúne as grandes companhias aéreas, entre elas as concorrentes Gol e Latam, foi vista no setor como “uma atitude emocional e imatura”.

O dissabor da Azul com as competidoras cresceu desde que seu plano de comprar ativos da Avianca por US$ 105 milhões, em março, foi atropelado por propostas da Latam e da Gol de levar fatias por US$ 70 milhões cada.

Como 140 é maior que 105, os credores da Avianca deixaram a Azul para trás.

Segundo executivos do setor, o clima na Abear sempre foi tenso, mas não impedia o grupo de buscar conquistas coletivas, como o recente compromisso obtido de governo paulista de reduzir o ICMS do querosene da aviação. A medida que permitiu cobrança da bagagem também foi vitória conjunta.

No mês passado, a Abear conseguiu que o Daesp, departamento aeroviário de SP, recuasse de uma mudança de horário de funcionamento de aeroportos que prejudicava todas as empresas, principalmente a Azul. Agora, ela terá de montar uma estrutura para defender seus interesses sozinha, segundo a avaliação de profissionais do setor.

Com a Azul fora, concorrentes dizem que a entidade ficará livre para defender bandeiras que eram consenso entre outros membros mas contrariam a empresa, como a abertura do setor ao capital estrangeiro.

Procurada, a companhia não quis fazer comentários além do comunicado de que está deixando a entidade. Ela diz que reconhece as contribuições da Abear, mas que agora prefere representar seus interesses de "forma direta".

A Abear afirma que suas regras de compliance a proíbem de comentar temas comerciais.

A Abear foi fundada por Azul, Latam, Avianca e Gol. Em nota, a Azul disse reconhecer as contribuições da Abear, mas que agora refere representar seus interesses de "forma direta".

Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.