Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Saída da Avianca pode elevar preço de passagem, diz presidente da Anac

Para agência reguladora, abertura ao capital estrangeiro pode aliviar concentração no setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A possível saída da Avianca Brasil do mercado pode elevar os preços das passagens aéreas, avalia José Ricardo Botelho, presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

 "Menos concorrência tende a impactar os preços de qualquer setor, especialmente no transporte aéreo", diz Botelho.

A alternativa para a entrada de novos competidores neste mercado, segundo ele, é a aprovação da medida provisória que permite 100% de capital estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras. 

A empresa, que está em recuperação judicial desde dezembro, vai cancelar mais de mil voos nesta semana, como resultado da perda de aviões de sua frota.

Com a saída da Avianca Brasil, esse mercado vai ficar muito concentrado?

A saída de uma empresa com tanta participação de mercado sempre impacta a concorrência do setor, mas esperamos que a situação se acomode e que novas empresas entrem. Para isso acontecer, primeiro, precisamos manter a atual estabilidade do mercado, que já conta com a desregulamentação da franquia de bagagem e um regime de liberdade de rotas e de tarifas.

Há risco de aumento no preço das passagens?

Menos concorrência tende a impactar os preços de qualquer setor, especialmente no transporte aéreo. Tentamos minimizar esse efeito criando sempre alternativas para a entrada de novas empresas no mercado brasileiro, como foi a resolução 400, que trata dos direitos dos passageiros e permitiu a desregulamentação da franquia de bagagem, atraindo empresas low cost [de baixo custo] para vir operar no país.

Existe alguma alternativa na mesa atualmente para aumentar a competição neste mercado?

Sem dúvida. A aprovação da medida provisória que permite 100% de capital estrangeiro nas aéreas é a grande alternativa que temos hoje. Com a possibilidade de investimento, novas empresas virão para o mercado e poderão competir e ofertar voos mais baratos e novos produtos aos passageiros. O setor precisa dessa aprovação para continuar crescendo e o Congresso pode contribuir muito para isso.

com Igor Utsumi e Paula Soprana 

Leia a coluna na íntegra aqui

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.