Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ministério Público vai ao Cade pedir apuração de cartel de empresas aéreas

Procuradora diz que cobrança de bagagem não baixou preços; Bolsonaro vai sancionar mala grátis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pouco antes de serem golpeadas pela declaração do presidente Jair Bolsonaro, nesta sexta-feira (24), de que vai sancionar o retorno do despacho gratuito de bagagens nos voos domésticos, as companhias aéreas receberam outra estocada. Mas partiu do Ministério Público Federal.

A procuradora Maria Emília de Araújo informou deputados nesta semana que vai requisitar apuração de denúncias de cartel no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Segundo a procuradora, a partir de 2016, depois que as companhias foram liberadas para segmentar os preços das passagens —com e sem despacho de malas—, não houve vantagem ao consumidor, porque os valores não caíram, ao contrário do que as empresas aéreas prometiam.

Especialistas ressalvam que cartel é um crime de difícil comprovação. A não ser que haja elementos inequívocos que apontem a coordenação entre as empresas aéreas, a iniciativa no Cade não parece promissora.

Procurada, a Abear, associação do setor, afirma que desconhece o assunto.

Libera aí Na mesma visita ao Recife em que Bolsonaro anunciou a sanção da bagagem grátis, o governador maranhense Flávio Dino (PCdoB) quase perdeu o voo ao sair de compromisso com o presidente.

Porta fechada Ao tentar deixar o evento pela porta principal, foi barrado por seguranças e informado de que não poderia sair antes de Bolsonaro. Foi logo avisando que seu voo partiria em breve para São Luís. “Não posso ficar preso aqui, né?”. O governador foi liberado pela lateral.

No caminho A contratação de trabalhadores com deficiência cresceu 24% no Brasil em 2018, de acordo com a PageGroup, empresa global de recrutamento.

Carga pesada A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária) se reúne com o Ministério da Infraestrutura na quarta (29). Quer debater a proposta de tabelamento do frete da Esalq, sobre nova metodologia de cálculo do serviço.

Estrada Nesta semana, a CNA entrou com pedido de liminar no STF para suspender o reajuste dos fretes de abril. No encontro de quarta, tentará uma aproximação com o ministro Tarcísio de Freitas, mediador entre governo e caminhoneiros —que pressionaram pela criação da tabela e hoje brigam para que seja atualizada.

Pode chegar, freguês A Fiesp vai abrigar um feirão de crédito no Congresso da Micro e Pequena e Média Indústria, domingo (26) e segunda (27). Cerca de 22% dos inscritos buscam financiamento de capital de giro. Outros 20% querem linhas de investimento e 34%, linhas para inovação. O evento reúne bancos, cooperativas, fintechs e agentes de desenvolvimento. 

Piratas Mais de 22 mil peças ilegais ligadas a programas de computador pirata foram excluídas da internet no primeiro trimestre, segundo a Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software). A remoção de conteúdos como anúncios, links e sites cresceu 9%.

Carona A Netshoes diz que 53% dos pedidos feitos em seu site hoje são entregues pela própria empresa, que há um ano e meio vende a lojistas um serviço de gestão logística. No primeiro trimestre de 2018, a marca era responsável por apenas 23%.

Cadeiras A Owens Illinois, uma das maiores fabricantes de embalagens de vidro, vai nomear Hugo Ladeira como presidente para a América do Sul.

Leite derramado Produtores de leite querem, no mínimo, um ano de adaptação (sem multas) para se adequarem às novas exigências do Ministério da Agricultura, que elevam os critérios sobre o produto a partir de quinta (30).

Vacas magras Os pecuaristas alegam que as normas esbarram em problemas de infraestrutura dos estados, como a deficiência na distribuição de energia elétrica para garantir refrigeração.

Lar, doce lar O preço do imóvel se manteve em São Paulo em abril, de acordo com pesquisa do Imovelweb, que aponta para leve queda de 0,1% em comparação com o mês anterior.

Luz do sol A EDP e a Accenture assinaram acordo para criar um centro de inovação dedicado a energia, no Porto Digital, em Recife. O primeiro projeto promete unir blockchain e geração solar.

Com Paula Soprana e Laísa Dall'Agnol

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.