Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Previdência

Empresários elevam pressão sobre deputados pela Previdência

Além de campanhas institucionais, executivos apelam até aos filhos para comover

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Entidades setoriais, grupos empresariais e até empresários individualmente reforçaram as pressões sobre deputados na manhã desta quarta-feira (10) em defesa da reforma da Previdência.

Além de iniciativas institucionais, como a campanha da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que lançou uma série de anúncios oficiais, empresários argumentam em nome de seus próprios filhos.

Minutos após a abertura da sessão na Câmara para a votação, um deputado recebeu em um grupo de Whatsapp a seguinte mensagem de apelo partida de um grande empresário do setor de energia:

"Tá rolando uma fofoca que você quer colocar umas emendas para enfraquecer a Previdência! Por favor, não faça isso."

Em tom dramático, o empresário continua: "Pense no futuro do Brasil. Quanto mais economizar, mais sobra para nossos filhos."

Mais um membro do grupo, do qual fazem parte donos de companhias de setores diversos e executivos do mercado financeiro, completa:

"Eu também recebi isso [a fofoca] em outros grupos porque as pessoas sabem que eu te conheço. Estou te defendendo, mas conto com você. Pode nos explicar?", inquire o outro.

O deputado responde que é favorável ao projeto.

Para além das convocações pessoais, a artilharia do setor privado em defesa da reforma amanheceu afiada. Há quase um mês, a Fiesp já havia começado uma campanha pelas redes sociais com vídeos de personagens falando em defesa do assunto.

Nesta quarta, a mobilização cresceu com anúncios que listam mais de uma centena de associações e sindicatos patronais em apoio à causa. Entre elas estão Abip (borracha), Abihpec (higiene pessoal), Abic (café), Abinee (eletrônicos), Sinaval (indústria naval) e dezenas de outros.

O anúncio diz: "Nova Previdência: Não é uma questão política nem ideológica. É matemática".

Gabriel Kanner, líder do movimento Brasil 200, que reúne nomes como Flavio Rocha (Riachuelo) e Luciano Hang (Havan), também distribuiu memes nas páginas do grupo em redes sociais. "#Reformajá! Embaixador japonês diz que reformas atrairão empresas para o Brasil", afirma a mensagem.

A abordagem é menor sobre o PT, segundo o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP).

“Eles não pressionam o PT porque sabem que somos contra, mas nos procuram para conversar, para emitir e ouvir opinião, principalmente a área de bancos, investidores. Querem medir nossa posição”, diz Carlos Zarattini (PT).

“Agora, eles estão atuando fortemente no Congresso, em cima do PDT e PSB”, afirma o petista.

Sâmia Bomfim (PSOL-SP) diz que seu partido também tem sido alvo menor do empresariado porque sua posição contra a reforma é clara, mas que chegou a ser convidada para eventos da Fiesp sobre o tema.

“Nunca fui", diz ela. "Mas vejo muitos representantes de grupos empresariais panfletando na entrada das reuniões da comissão especial e do plenário, tentando marcar reunião com o presidente e o relator, que têm as agendas tomadas por isso", afirma.

Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.