Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Rodrigo Maia usou avião da FAB para viajar à Flórida com a família

Presidente da Câmara utilizou aeronave para ir até Viracopos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Não foi só o presidente Jair Bolsonaro que usou aeronave da FAB para resolver questões de logística familiar. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), voou com a família até Viracopos para embarcar para a Flórida em uma viagem pessoal há pouco mais de uma semana.

Questionada sobre os motivos que levaram Maia e seus familiares a se deslocarem até o aeroporto de Campinas usando um voo da FAB, a assessoria de imprensa do deputado responde: itinerário e custo.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de perfil em sua residência
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), saiu de Viracopos, em Campinas (SP), para viajar à Flórida - Pedro Ladeira/Folhapress
 

Decolagem Também nas férias de julho, o ministro da Justiça, Sergio Moro, voou de Brasília a Campinas para pegar voo da mesma rota. Moro, porém, pagou o trecho até Viracopos em voo comercial. A escolha de Moro foi pelo menor preço da passagem, segundo o ministério.

Itinerário Para quem vive entre São Paulo, Rio ou Brasília, onde há grandes aeroportos internacionais, Viracopos pode parecer fora de mão. Mas a Azul costuma oferecer passagens a preços mais baixos saindo de Campinas.

Na estrada O passageiro que sai de São Paulo tem a opção de embarcar em um ônibus da Azul, sem pagar nada a mais por isso. É só mostrar o bilhete para o motorista.

Outro lado A assessoria de imprensa do presidente da Câmara afirma que ele tem prerrogativa e que “se não fosse permitido, ele não voaria” nos aviões da FAB. “Todos os trechos são comunicados a eles e a Força Aérea autoriza o deslocamento. Tudo dentro das normas estabelecidas”.

Cadeiras Uma troca no conselho de administração do Metrô: sai Marcus Vinícius Vannucchi e entra Torquato Jardim. Ex-corregedor da secretaria da Fazenda paulista, Vannucchi foi preso em junho sob suspeita de cobrar propina de fiscais investigados pelo órgão e solto no fim do mês. Ele está em liberdade condicional.

Movimento Torquato Jardim, ex-ministro da Justiça do governo Temer, recentemente assumiu cargo na Investe SP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade). 

Plug A rede paranaense de supermercados Condor vai inaugurar nesta terça-feira (30) uma incubadora em Curitiba para integrar universidades, laboratórios de pesquisa e novas empresas.

Aberta O plano é ter cerca de 40 startups que criem soluções para o varejo até o fim deste ano. Apesar do financiamento do supermercado, a ideia é oferecer os produtos para outras empresas.

Sem gravata As 18 maiores fintechs do Brasil empregam aproximadamente 11 mil pessoas, de acordo com estudo lançado nesta terça-feira pela plataforma de inovação e consultoria Distrito.

Concentração As grandes empresas desse setor estão reunidas em apenas quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. De 35 fundadores, apenas três são mulheres. 

Só que não Esquentaram no governo paulista as expectativas de que seria assinado nesta terça o convênio para a transferência da exploração do Campo de Marte ao estado. Os termos do convênio chegaram a ser escritos neste mês, mas a coisa não avançou. Os trâmites ainda estão na área técnica do Ministério da Infraestrutura, em Brasília.

Sísifo Após um início de ano mais otimista, com leve recuperação, a indústria calçadista praticamente voltou à estaca zero ao final do primeiro semestre. Até abril, chegou a aumentar em quase 10 mil o número de postos de trabalho, mas sofreu quedas sucessivas nos meses seguintes com a desaceleração do segmento e da economia no país.

Pancada Cerca de 276,7 mil pessoas trabalhavam na fabricação de calçados ao final de junho, segundo a Abicalçados (entidade do setor). Com exceção de Bahia e Paraíba, todos os principais polos produtores tiveram retração. O maior decréscimo foi em São Paulo, de 12,2%. O Rio Grande do Sul, que emprega um terço da indústria calçadista, teve queda de 4,4%.

com Igor Utsumi e Paula Soprana 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.