Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Setor de mineração se mobiliza contra relatório de CPI de Brumadinho

Entidades são contra a criação de uma nova forma de cobrar as mineradoras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O relatório da CPI de Brumadinho revoltou mineradoras. Há um clima de agitação contra a ideia de se criar o regime de participação especial, em que as minas pagariam um percentual sobre a receita líquida, como ocorre com as petroleiras.

No setor, a impressão é que a recomendação busca punir a Vale, mas a eventual aprovação inviabilizaria outras operações no país, como a exploração de bauxita, diz Milton Rego, presidente da Abal (associação de alumínio). 

“Por que investir no Brasil, já que riscos de mesma natureza não sofrem o mesmo ônus em países como Chile, Peru, Austrália, Canadá?”, diz Luís Azevedo, da ABPM (associação de pesquisa mineral).

A CPI de Brumadinho, criada para investigar o rompimento da barragem do córrego do Feijão que deixou mais de 240 mortos em janeiro, foi encerrada na terça (2). O relatório segue para órgãos como Polícia Federal e Ministério Público.

Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.