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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

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Setor privado não vê desfecho para fim de crise com caminhoneiros

Contra frete mínimo, entidades empresariais elogiam esforço para evitar nova paralisação

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São Paulo

Entidades empresariais avaliam que o governo faz bem em evitar a todo custo uma nova paralisação de caminhoneiros, que seria catastrófica para a economia, mas não enxergam luz no fim do túnel.

Segundo Fernando Figueiredo, presidente-executivo da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), o erro começou quando o governo cedeu à ideia de uma tabela de frete. “Não dá para ir conversando e, então, reduzir o frete do nada. Até eu, se fosse caminhoneiro, ficaria furioso”, afirma.

Vaivém A ANTT publicou na quinta (18) uma nova tabela, mas, após promessa do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, suspendeu as regras nesta segunda (22).

Quem pariu Mateus… O presidente da entidade de um dos setores mais afetados pela paralisia do ano passado diz que Tarcísio é o melhor ministro do governo, mas não deveria ter se envolvido na encrenca.

Quem pariu Mateus… Outro presidente de entidade, diz, sob anonimato, que Tarcísio é o melhor ministro do governo, mas não deveria ter se envolvido na encrenca.

...que embale Quem tem de cuidar disso é alguém mais ligado politicamente a Bolsonaro, até porque seus apoiadores inflaram a crise, diz o executivo, que representa um dos setores mais afetados pela paralisia de 2018. Ele lembra que gente como o deputado Alexandre Frota (PSL-SP) vivia no asfalto quando o país parou.

Fura-greve Parte dos caminhoneiros que ensaiou protestos nesta segunda reclamou. “Não vi Marconi [porta-voz da categoria] nenhum na chuva. Agora ele vai fechar acordo com o ministro? Vocês são loucos ou burros?”, diz um deles em áudio que viralizou no Whatsapp dos motoristas.

Cara, crachá O novo slogan da Embratur, polêmico pela conotação sexual, reverberou no setor aéreo. Eduardo Sanovicz, presidente da Abear (de empresas aéreas), enviou mensagens de celular para colegas do mercado turístico incentivando que substituíssem seus retratos nas redes sociais pelo slogan antigo.

Pai Na mensagem, Sanovicz diz que é uma decisão pessoal, desligada de qualquer organização. Ele foi um dos pais da marca original, há 15 anos, quando era presidente da Embratur, no momento em que a autarquia fez uma grande pesquisa que resultou no slogan.

Tatuagem A antiga marca, derrubada pela nova gestão, é impressa em conteúdos de entidades setoriais e até na fuselagem de aviões da Gol.

Gilson Machado Neto, presidente da Embratur (à esq.) e Osvaldo Matos de Melo Júnior (direita), diretor de Marketing, com a marca nova da Embratur ao fundo: uma bandeira estilizada do Brasil e um slogan: "Brazil, visit and love us"
Gilson Machado Neto, presidente da Embratur (à esq.) e Osvaldo Matos de Melo Júnior (direita), diretor de Marketing; a nova marca foi desenvolvida pelos próprios servidores da autarquia - Pablo Peixoto/Embratur

Cervejinha O mercado está de olho na divulgação, na quinta-feira (25), do balanço trimestral da AB InBev, maior cervejaria do mundo, que controla a Ambev. A empresa registra alta de cerca de 45% das ações neste ano e, praticamente, vai recuperando o baque sofrido em 2018.

Mais um gole O fôlego é atribuído à venda de sua subsidiária australiana por US$ 11 bilhões para a japonesa Asahi. Mesmo assim, o mercado vê a dívida da ABI como muito elevada, na casa de US$ 100 bilhões, sem a inclusão do valor da venda. Isso em um cenário de desaceleração global na comercialização da bebida.

Sede Quem acompanha o assunto de perto vê detalhes subestimados por analistas. A dívida de US$ 100 bilhões foi contraída para a ABI investir na África, mercado que tem consumo elevado de cerveja, como o Brasil, e que pode dobrar rapidamente.

Saideira Além disso, o custo do empréstimo é bem baixo, com juros perto de 2% ao ano.

Veraneio Quase 70% dos brasileiros consultados em pesquisa da Ipsos para a Europ Assistance, de assistência 24 horas, já planejaram suas próximas férias de verão . Mas o orçamento está 3% menor em relação a 2018. Segundo o levantamento, a média de gasto por viajante é de R$ 5 mil.

Para ontem Apesar de escolherem destinos, os brasileiros são os que mais deixam para comprar passagens na última hora: 41% fazem isso com menos de um mês de antecedência, número que cai para 26% na Europa e 21% nos EUA.

com Igor Utsumi e Paula Soprana 

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