Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Para Flávio Rocha, proposta de reforma tributária do governo é 'tímida'

Segundo empresário, projeto do secretário da Receita repete os erros da CPMF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os primeiros detalhes sobre a reforma tributária do governo federal, que deve ser apresentada na próxima semana, não agradaram o empresariado mais engajado no assunto. Depois que o secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, revelou a linha mestra do projeto em evento do BTG Pactual na quinta-feira (8), o empresário Flávio Rocha (Riachuelo) considerou “tímida” a iniciativa. “Ela repete o mesmo erro da CPMF. Nós não queremos CPMF, que é o imposto do cheque”, diz.

Geral Rocha é fundador do grupo Brasil 200, que reúne empresários defensores de uma renovação do sistema tributário com um imposto único capaz de atingir todas as movimentações financeiras. Para ele, a CPMF é um tributo que não gera distorção, mas é limitado. “CPMF incidia só sobre contas-correntes”, diz.

Tudo junto O empresário defende um tributo mais amplo, que seria chamado de E-tax e abrangeria a base total das movimentações. “É irracional fazer um imposto sobre transações e deixar o sistema financeiro fora”, afirma Rocha.

Misturado A sinalização apresentada pelo secretário, porém, pretende unir pontos das diferentes propostas em tramitação no Congresso, montando um tripé com reforma do IR (Imposto de Renda), imposto único sobre consumo e serviços, além de contribuição previdenciária sobre movimentações financeiras. 

Ruído A discordância é novidade. Até poucas semanas atrás, Rocha dizia que o seu ideal de reforma tributária era o mesmo do governo.

Flavio Rocha, presidente da Riachuelo e líder do Brasil 200
Flavio Rocha, presidente da Riachuelo e líder do Brasil 200 - Folhapress

PROSA

É tímida. Ela repete o mesmo erro da CPMF. Nós não queremos CPMF, que é o imposto do cheque, que incidia só sobre contas correntes. Nós queremos o E-tax, um imposto amplo

Flávio Rocha, presidente do conselho de administração da Riachuelo

Surfando Se nos anos 1990 era mais barato se conectar à internet depois da meia-noite, hoje a conexão é mais rápida às 4h. Pesquisa da Opensignal, de análise móvel, diz que esse é o horário mais ágil nas capitais latinas porque poucas pessoas estão online e as redes ficam menos congestionadas.

Na web O ranking leva em conta São Paulo, Cidade do México, Bogotá, Buenos Aires, Lima e Santiago. Usuários da capital paulista usufruem da velocidade de download 4G mais rápida entre as cidades analisadas: média de download de 21,3 Mbps.

Lanterna 4G A última do ranking é Buenos Aires, com média de download de 16,2 Mbps. 

Cardápio Terá espaço para cerca de 30 pessoas o jantar em que Paulo Skaf, presidente da Fiesp, vai receber o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) na sede da federação na segunda-feira (12). A lista dos convidados, que ainda evoluía na tarde desta sexta (9), terá líderes de empresas que comercializam com os EUA.

Sabatina Indicado para a embaixada em Washington, o filho do presidente Bolsonaro deve ser escrutinado sobre temas como acordo de livre-comércio, acordo para evitar bitributação e regras de fixação de preços de transferência, relevante para empresas que operam nos dois países e fazem comércio intrafirmas.

É o hacker O número de tentativas de roubo de dados na internet aumentou 64,5% no segundo trimestre de 2019, de acordo com a Axur, empresa de monitoramento e risco online. Pesquisadores identificaram 5.297 casos de phishing de 1º de abril a 30 de junho.

Isca Os segmentos mais afetados foram ecommerce e financeiro. Grande parte dos ataques ocorreu em datas comemorativas do varejo. 

Diagnóstico Chegou a R$ 33,5 milhões o valor investido desde o ano passado pela Dasa em serviços digitais para médicos e pacientes, como agendamentos de exames com uso de robôs, via WhatsApp, check-in digital e outros.

 

com Paula Soprana

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.