Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Após queimadas, Eduardo Bolsonaro vai tratar de investimento com alemães

Evento com empresários da indústria também terá presença de Hamilton Mourão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um evento com empresários e líderes de governo alemães que vai acontecer em Natal (RN), na segunda (16), é visto por industriais como a chance de o Brasil se reaproximar, depois da atrapalhada condução de Jair Bolsonaro na questão ambiental, que deu instrumentos de pressão para os europeus no acordo comercial com o Mercosul. Na agenda do evento, o deputado Eduardo Bolsonaro aparece como apresentador de uma palestra sobre oportunidades de investimento.

Prestígio O governo vai enviar o presidente interino, Hamilton Mourão, e outras autoridades ao encontro, realizado pela CNI e pela BDI (federação de indústrias alemãs).

Atenção Em enquete feita pela Folha neste mês com chancelarias da União Europeia, a Alemanha disse que as políticas ambiental e climática são centrais para a avaliação do acordo com o Mercosul.

Mesa Paralelamente ao evento em Natal, estão previstas 50 rodadas de negócios. Segundo participantes, os alemães têm interesse em energia, fármacos e infraestrutura.

Rascunho Após consulta pública em que recebeu mais de 7.000 sugestões, o governo quer enviar ao Congresso em outubro o projeto do Marco Legal das Startups. 

O que é? A partir do debate, chegou-se à conclusão de que é preciso criar um conceito de startup na lei. Uma proposta de definição já foi feita e será avaliada pelos ministros Paulo Guedes e Marcos Pontes.

Canja O texto vai trazer a possibilidade de que as startups sejam submetidas a regras mais brandas quando atuarem em setores regulados.

Régua A primeira manifestação pública de Marcos Cintra após ser demitido da Receita causou estranheza na indústria. Ele disse na quinta (12) que imposto semelhante à CPMF deu "excelentes resultados" na Argentina. Mas o dono de uma grande empresa cujo negócio vai mal no país vizinho acha difícil alguma coisa ter resultado excelente por lá.

Persistente Outro defensor do imposto sobre movimentação financeira, Flavio Rocha (Riachuelo) tem enviado a empresários e políticos um link que ele chama de "pequena biblioteca", com conteúdo sobre sua proposta de microimposto, tributo nos moldes da CPMF com alíquota menor.

Peregrinação Nesta sexta (13), Rocha foi a Brasília falar do assunto com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

No ar Roberto Fulcherberguer, presidente da Via Varejo, dona das Casas Bahia, estreou nesta semana como apresentador de um talk show para os canais internos e o LinkedIn da companhia. Ele fala sobre diversidade e inclusão racial, de mulheres, de pessoas LGBT e com deficiência.

Diversidade O primeiro convidado foi o consultor Reinaldo Bulgarelli, do Fórum LGBTI+. Em vídeo de oito minutos, a pauta é a dificuldade de inserção de pessoas trans no mercado de trabalho. 

Prós Segundo ele, as empresas mais diversas elevam seu potencial de vendas porque aprendem a conhecer a demanda de diferentes públicos. 

Plural Bruno Dalcomo, secretário de Previdência e Trabalho, reuniu-se nesta quinta (12) com as centrais sindicais. Para os sindicalistas, ele foi enfático sobre o fim da unicidade sindical, ou seja, o governo quer mesmo liberar a existência de mais de uma entidade por categoria em cada área.

Patinho feio A reunião foi vista pelas centrais como uma abertura ao diálogo. Na semana anterior, os sindicalistas se frustraram por não terem sido chamados para o grupo de estudos que vai elaborar a proposta de mudança da estrutura das entidades, que será enviada a Paulo Guedes.

Saúde A Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados) vai permitir o uso de seu sistema de indicadores aos hospitais públicos e filantrópicos, a partir de novembro. As instituições poderão comparar seus resultados com os obtidos pelos outros hospitais cadastrados no sistema para aprimorar práticas de gestão.

Balança A diferença entre exportações e importações de produtos químicos atingiu R$ 84 bilhões de janeiro a agosto, valor 10% superior ao mesmo período de 2018, segundo a Abiquim (entidade do setor químico). 

Colheita O aumento na compra de fertilizantes para atender a agricultura contribui para o crescimento registrado, segundo a associação.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.