Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Fundada em 1694, Casa da Moeda terá conselheiro dos bitcoins

Fernando Loureiro Ulrich é economista-chefe da XDEX, dos sócios da XP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Passado e futuro Fundada pelo rei de Portugal Dom Pedro 2º em 1694, a Casa da Moeda passa a ter em seu conselho de administração um executivo do mundo digital. Fernando Loureiro Ulrich, economista-chefe da XDEX, investida dos sócios da XP especializada em bitcoins e outras criptomoedas, foi indicado para ser conselheiro da estatal pelo secretário de privatização, Salim Mattar. A Casa da Moeda é uma das empresas listadas entre os projetos que o governo deseja conceder à iniciativa privada.

Nova era Desde a gestão Temer, a Casa da Moeda já está qualificada no PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) para o programa de privatização, mas os estudos de viabilidade ainda não chegaram a uma fórmula para atrair os investidores.

Cunhagem Eduardo Sampaio, hoje presidente da estatal, e André Berenguer, novo presidente do conselho, também foram escolhas feitas por Mattar nos últimos meses.

No ritmo A equipe de 30 auditores do Trabalho que está de plantão no Rock in Rio para fiscalizar a situação de 2.000 prestadores de serviços durante o evento criou um canal de denúncias pelo celular via WhatsApp. 

Fora do ritmo Já começaram a chegar alguns relatos de excesso de jornada e pagamento abaixo do piso. Segundo o Ministério da Economia, os casos estão sendo apurados. 

Som A ação da auditoria fiscal começou no primeiro semestre deste ano, ainda durante a montagem do Rock in Rio, quando a equipe se reuniu com as empresas para apresentar pontos legais sobre contratação, jornada, saúde e segurança no trabalho, diz o ministério. 

Silêncio Também no primeiro semestre, o Lollapalooza, outro festival de grandes proporções, teve a imagem manchada por contratação de moradores de rua a R$ 50 para a montagem dos palcos em jornadas de 12 horas.  

Ponto na carteira Um dos primeiros objetivos da frente parlamentar dos caminhoneiros, lançada na quarta (25), é criar um projeto para restringir a perda da carteira de habilitação para quem estourar os pontos por infração de trânsito. Querem substituir a suspensão por atividades educativas.

Sem saída A justificativa do deputado Nereu Crispim (PSL-RS), presidente da frente, para abrandar a punição é que muitos motoristas não têm uma segunda atividade para exercer caso tenham suas carteiras suspensas.

Em casa Após perder a disputa com o Magazine Luiza para comprar a loja online Netshoes, a Centauro olha para sua operação digital. Está indo bem, segundo a Empiricus, para quem ela tem a melhor integração entre operações físicas e virtuais do mercado.

Conectada A análise do fundador da Empiricus, Felipe Miranda, aponta que 100% das 200 lojas da Centauro já funcionam como centros de distribuição para produtos a partir da internet, o que melhora a agilidade das entregas e diminui seu custo.

Prateleira Pedro Zemel, presidente da Centauro, diz que a integração de loja e site começou em 2017. Hoje, quem entra no online acessa produtos do estoque de todas as lojas. Ele nega que a concorrente seja o motor do avanço.

Segunda mão Locadoras de veículos ameaçam entrar na Justiça contra secretarias de Fazenda porque não querem pagar ICMS ao vender carro usado. Sergipe começou a fiscalizar o setor neste ano.

Volante Para Paulo Miguel Junior, presidente da Abla (associação do setor), a venda não deve pagar imposto quando o carro tem mais de um ano de uso, seguindo resolução do Confaz de 2006. Para ele, mais estados buscarão tributar as locadoras.

Fica aqui Como acontece quando o dólar sobe, cresceu em agosto a procura por viagens para destinos nacionais com saída a partir de outubro, segundo o pesquisador de preços Kayak. Santiago entra na lista por ser um destino menos dolarizado.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.